O ônibus vem em alta velocidade e avança o sinal fechado. Outro motorista ignora dois semáforos no vermelho. Os 90 radares instalados em vários pontos da cidade registraram um aumento muito grande de infrações no ano passado. As multas por avanços de sinal e excesso de velocidade quadruplicaram de 2011 para 2012, em Belo Horizonte, mostrou o Jornal Hoje.
O motorista de um coletivo de Porto Alegre foi multado e ganhou 18 pontos na carteira, que tinha tirado há apenas três meses. Ele foi flagrado dirigindo acima da velocidade permitida em uma blitz durante a madrugada.
As imprudências aumentam os riscos durante a viagem. De 2010 a 2012, o número de indenizações por morte, invalidez ou danos materiais para passageiros de ônibus urbanos de todo o país aumentou em 75%.
Em 2010 foram pagos 5.911 seguros por morte, invalidez ou danos materiais por acidentes em ônibus urbanos. Em 2012 foram 10.382.
A falta de atenção ao volante também é um perigo. Um motorista lê jornal enquanto dirige. Outras imagens mostram o motorista de um micro-ônibus digitando no telefone celular tranquilamente, com o coletivo em movimento. Ele tenta várias vezes completar uma ligação.
Há irresponsabilidade também nas estradas. Um motorista de ônibus que fazia o trajeto entre São Paulo e Blumenau dirige só com uma mão enquanto fala ao telefone. Quando muda a marcha, segura o volante com o cotovelo. Ele fuma também, depois coloca um fone de ouvido. Uma passageira gravou tudo.
A empresa de ônibus disse que vai encaminhar o motorista para um curso de reciclagem.
Fonte: Jornal Hoje (Rede Globo), 3 de abril de 2013