Aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa da Paraíba, dia 3, um projeto de Lei que certamente será celebrado por muitos paraibanos. De autoria do deputado estadual Gervásio Maia, trata-se do projeto de Lei número 1.229/13, que prevê a proibição do uso de aparelhos sonoros nos transportes públicos de todo o Estado. De acordo com o autor do projeto, a ideia surgiu a partir das reclamações dos usuários de transporte público, que muitas vezes são obrigados a compartilhar o som alto dos aparelhos sonoros de outras pessoas durante o trajeto.
"Muitos usuários têm reclamado sobre o incômodo no uso dos transportes, pois algumas pessoas utilizam o som do celular para ouvir música em som alto. Então, o intuito do projeto é fazer com que estes usuários sejam respeitados, pois muitos voltam para casa cansados do trabalho", disse ao NE10.
No mês de fevereiro, um homem foi agredido dentro de um coletivo em João Pessoa após ter pedido a outro passageiro que diminuísse o volume do som que ouvia. Ele chegou a registrar queixa, mas os agressores não foram localizados.
Na Bahia, a lei entrou em vigor no dia 28 de março. Desde então, a música só pode ser ouvida dentro dos coletivos com a utilização de fones de ouvido. O projeto paraibano ainda precisa ser sancionado pelo Poder Executivo para entrar em vigor, o que deve ocorrer dentro de alguns dias, segundo o deputado Gervásio Maia.
Fonte: portal NE10, 4 de abril de 2013