A principal reclamação que os passageiros de ônibus do Rio de Janeiro levam à ouvidoria da SMTR (Secretaria Municipal de Transportes) diz respeito aos motoristas que não atendem aos sinais de embarque e desembarque nos pontos. Investigações preliminares da Polícia Civil do Rio de Janeiro dão conta de que a queda de um ônibus de um viaduto na avenida Brasil, no dia 2, teria sido causada por uma briga entre um passageiro e o motorista após esse último não atender a uma solicitação de parada. O acidente deixou sete mortos e 11 feridos, ressalta o UOL.
Motoristas x passageiros
Segundo levantamento divulgado pela secretaria, das 32.585 reclamações registradas em 2012, 14.854 (45%) eram sobre motoristas que não respeitaram os pedidos de parada. Neste ano, desde janeiro, já foram 3.346 queixas sobre o mesmo assunto, do total de 9.531 recebidas pela ouvidoria.
Comportamento indevido do motorista, como usar fone de ouvido ou falar ao celular, é a segunda principal reclamação dos passageiros cariocas: 4.308 em 2012 e 1.446 em
2013.
Na sequência vem a escassez de ônibus, motivo de 3.279 queixas em 2012 e 1.163 em
2013. As reclamações recebidas pela ouvidoria também dizem respeito às condições dos veículos e à qualidade dos serviços prestados pelas empresas.
Fonte: UOL, 5 de abril de 2013