Parking News

O ano de 2009 já está chegando e, com ele, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), que todos que possuem um carro sabem que têm de pagar. O imposto é calculado de acordo com o valor do veículo, porém, se o motorista acredita que o valor estipulado pelo Estado como sendo o de mercado do automóvel não condiz com a realidade, é possível questionar essa determinação, para reduzir o montante a ser pago no IPVA.
O site InfoMoney informa que, de acordo com a Pro Teste, o primeiro passo para resolver o problema é mostrar à Secretaria da Fazenda do Estado que o veículo não vale tanto assim. Um parâmetro bastante aceito nas negociações é a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que serve como base para o setor de seguros. Essa tabela pode ser encontrada no site www.fipe.org.br.
Caso essa negociação não tenha efeito, pode-se questionar o valor na Justiça, porém, será necessária a contratação de um advogado e nem sempre o processo é acatado pelo juiz. Por isso, é bom avaliar o tempo que será gasto e fazer as contas do valor da redução e de quanto será cobrado de honorários pelo advogado.
Cada Estado determina as alíquotas do IPVA e as menores porcentagens estão no Paraná e no Ceará. As maiores, em são Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A variação das alíquotas de acordo com o Estado explica porque muitas locadoras de carros emplacam seus veículos no Paraná, mesmo rodando em todo o País.
Pela tabela, o valor a ser pago varia de acordo com o tipo de combustível, sendo que o que polui mais paga mais. Porém, vários Estados não fixam alíquotas menores para os carros flex. Atualmente, o valor é o mesmo dos carros movidos apenas a gasolina, mesmo nos locais que cobram menos para os veículos movidos a gás.
Para a Pro Teste, se os carros flex podem rodar tanto com álcool como com gasolina, o mais justo seria que houvesse uma alíquota diferenciada, que levasse em consideração a troca de combustíveis.
Mas quem quer fazer a conversão do seu carro para o GNV (Gás Natural Veicular), para pagar menos IPVA, deve saber que, para ter direito ao desconto, é necessário agendar uma vistoria no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para que haja a inspeção e instalação do kit e a conseqüente mudança no documento do carro.
Para os veículos zero quilômetro, a conversão não compensa, se não for feita pela empresa que o vendeu, pois o veículo perde a garantia de fábrica.
Fonte: InfoMoney, 3 de dezembro de 2008

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Obras do Bulevar JK são retomadas (06/12/2008)

Com um contrato 166,4% mais caro e questionado por auditores do Tribunal de Contas do Município (TCM), a Prefeitura iniciou intervenções no trânsito da Zona Sul para o início das obras que vão transfo (...)

Todo ano, cerca de um mês parado (06/12/2008)

O paulistano perde, em média, duas horas por dia no trânsito. É o mesmo que dizer que, a cada ano, uma pessoa passa um mês no congestionamento. Os motoristas gostariam de usar esse tempo para entreten (...)

Veículos demais no caminho (06/12/2008)

Um estudo feito por empresas de seguros no Brasil aponta que todos os anos 1,5% da frota nacional vai para o ferro-velho - dois terços por acidentes com perda total e o restante por roubos sem recuper (...)

Teste vai mapear a ociosidade de vagas (06/12/2008)

O controle eletrônico da Zona Azul permitirá à Prefeitura monitorar a movimentação de veículos em boa parte das 33 mil vagas da cidade. Com isso, será possível planejar o corte e a ampliação do sistem (...)

Passagem de ônibus aumenta (05/12/2008)

A tarifa única dos ônibus ficou mais cara dentro da cidade do Rio de Janeiro no dia 6 de dezembro. O reajuste será de quase 5%, e com isso, de acordo com o Diário Oficial do Município, a passagem, que (...)

Governo anuncia ampliação do Metrô (05/12/2008)

O governador José Serra anunciou dia 4 de dezembro a ampliação do projeto da linha 6-laranja do metrô que antes ia até a Freguesia do Ó, Zona Norte de São Paulo. A linha laranja será a primeira da cid (...)

Marginal ganha faixas extras em 2009 (05/12/2008)

A Marginal do Tietê poderá ganhar mais uma faixa em cada sentido já no ano que vem, noticiou o diário de S. Paulo. A intenção do governo do Estado é refazer todos os acessos e modernizar a via. De aco (...)

Estacionar está mais caro (1º/12/2008)

O aumento no preço do Cartão Joinville, decretado pelo prefeito Marco Tebaldi, começou a valer dia 1º de dezembro. Os cartões para estacionar no Centro da cidade passaram de R$ 1,00 para R$ 1,25. Ao t (...)

Estacionamento fácil para o Natal (03/12/2008)

Desde o dia 3 de dezembro, os niteroienses contam com mais vagas de estacionamento nas ruas do Centro e de Icaraí. A Prefeitura de Niterói já autorizou a ampliação das vagas nesses bairros, visando at (...)

Prefeitura trocará semáforos em São Paulo (09/12/2008)

A Prefeitura de São Paulo pretende substituir por meio de licitação cerca de 1.200 semáforos mecânicos da cidade por aparelhos mais modernos, denominados "eletrônicos". Conforme noticiou o