Parking News

Embora a média de congestionamento diário em São Paulo tenha voltado a se igualar neste ano aos índices registrados antes da criação do rodízio, que completou dez anos no dia 6, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) descarta a ampliação do rodízio na cidade. Segundo dados do órgão, em uma década, a rota da cidade ganhou mais de 2 milhões de veículos. Em 1996, um ano antes da implantação do sistema, a média era de 123 km de avenidas congestionadas por dia. Um ano depois, a média caiu para 108 km e, até 2006, havia ficado abaixo dos 117 km. Neste ano, porém, a média até agosto saltou para 120 km por dia.
De acordo com a companhia, o rodízio ainda é importante para a cidade, pois tira das ruas de 700 a 800 mil veículos de segunda a sexta-feira. A frota de carros da capital não cresce na mesma proporção que a cidade. Em 17 anos, de 1990 para 1997, o número de veículos rodando quase dobrou: passou de 3,4 milhões para 6,3 milhões. Para o engenheiro Luiz Carlos Bottura, a situação está muito pior hoje do que era antes. "Muitos têm um terceiro carro para utilizar em dias de rodízio", afirma.
Segundo o diretor de operações da companhia, Adauto Martinez Filho, a CET decidiu, após estudos realizados há dois anos, investir em fiscalização, com agentes e por meio de radares eletrônicos, para fazer com que o rodízio seja cumprido. Em setembro deste ano, a CET expandiu a área de medição de congestionamento de 560 km para 860 km.
Fonte: Jornal do Commercio (RJ), 30 de outubro de 2007

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Raal Leste ganha anel viário (30/10/2007)

A Secretaria Municipal de Infra-Estrutura Urbana (Siurb) começará em fevereiro a construir dois novos viadutos sobre a Avenida Salim Farah Maluf e alças de acesso adicionais, além de alargar, com duas (...)

Sem freio... (24/10/2007)

Novidade no Centro da Capital de São Paulo: os flanelinhas das ruas da região da 25 de Março agora pedem que os motoristas, ao estacionar, deixem o freio de mão abaixado, para o veículo ficar solto. É (...)

Obras começam na "cracolâna" (27/10/2007)

A revitalização da chamada "cracolândia", área degradada do centro da cidade de São Paulo, teve início dia 26, com a demolição de um imóvel na rua General Couto de Magalhães, o primeiro dos cinco que (...)

Reajuste das multas de trânsito (27/10/2007)

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) pretende reajustar o valor das multas, congelado há sete anos. Como o Código de Trânsito Brasileiro prevê a correção das multas pela Ufir (Unidade Fiscal (...)

CET com excesso de trabalho (31/10/2007)

Os seis técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) responsáveis por analisar os transtornos no trânsito causados por grandes empreendimentos, os chamados pólos geradores de tráfego - prédios (...)

Radares em semáforos serão 124 (25/10/2007)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) está aumentando o número de radares para detectar veículos que não respeitam o sinal vermelho. Nos últimos três meses, foram instalados 22 Registradores Fot (...)

Ruas perdem estacionamento (21/10/2007)

A partir do dia 22, os motoristas de Curitiba vão enfrentar restrições para estacionar em mais quatro ruas da região central da cidade. A proibição vai ocorrer das 17 às 20 horas nas ruas Coronel Dulc (...)

Operação descida no feriado (30/10/2007)

A Ecovias, gerenciadora do Sistema Anchieta-Imigrantes, estima que de 200 mil a 300 mil veículos passem pelas vias de acesso ao litoral paulista no feriado prolongado de Finados. A contagem, segundo a (...)


Seja um associado Sindepark