A lataria do seu carro certamente não está no topo da sua lista de preocupações. Até que um dia você se dá conta de que ele quase parece um papel-alumínio usado. Antes de culpar o vizinho pelos incontáveis pequenos estragos, avalie como você vem tratando seu carro e mude alguns hábitos, aconselha a revista Mens Health.
- Tempo: as chuvas de granizo são as campeãs em agredir a lataria, segundo o mecânico Pedro Scopino, consultor do Sindicato das Empresas Reparadoras de Veículos e Acessórios. O desafio é saber quando as pedras destruidoras vão cair do céu. Segundo Gustavo Escobar, coordenador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o risco é maior em dias quentes, acima de 30 °C, com chuva.
- Manobristas: os valets são famosos pelas raspadinhas na lataria. Mas cabe a você provar de quem é a culpa. O advogado Frederico Carvalho Neto, professor da PUC de São Paulo, alerta que o cliente primeiro precisa ter nota fiscal para comprovar o serviço. E ela nem sempre é oferecida. Quanto a ser ressarcido pelos danos, o tempo de espera para uma sentença chega a três anos.
- Estacionamentos: nem em estacionamentos pagos ou na sua garagem o carro está 100% seguro. As laterais são as mais prejudicadas. Como as vagas são muito pequenas, as portas acabam batendo no vizinho e vice-versa. Procure uma vaga reservada, tenha cuidado ao abrir a porta e torça para o vizinho ser educado.
Mais:
1- Mantenha distância: colar na traseira de outros veículos, especialmente caminhões e carretas, pode fazer com que pedras atinjam sua lataria.
2 - Olhe para cima: fuja de árvores secas, que podem tombar, e de pássaros, pois as fezes corroem a pintura. Refazê-la chega a custar 10% do valor do carro.
3 - Encape o carro: as capas de veículos são estranhas, mas protegem bem, principalmente se gatos habitam sua garagem.
4 - Fuja dos engates: eles estragam os carros vizinhos ao entrar na vaga. Estacione longe do acessório.
5- Seja polido: duas vezes ao ano, faça um polimento. Ele protege o veículo contra o estrago de maresia e chuvas.
Fonte: Revista Mens Health (SP), agosto de 2009

Produção cai 6,6% em julho (07/08/2009)

A produção de motocicletas no País em julho teve queda de 6,6% na comparação ao mês anterior. De acordo com o balanço divulgado dia 7 de agosto pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de (...)

Usuários de fretados terão melhorias (07/08/2009)