Reportagem da TV Cultura fala de segurança nos estacionamentos

estacionamentosbh-529

A TV Cultura veiculou, no Programa Via Legal do dia 22 de novembro, reportagem sobre a segurança em estacionamentos e começa mostrando que circulam na capital paulista 6 milhões de automóveis, segundo dados do Detran. E, para atender a uma numerosa demanda de carros que não encontra vagas nas ruas e de motoristas que se sentem mais seguros em deixá-los em estacionamentos, existem 5.700 estabelecimentos, segundo dados fornecidos pelo Sindepark, como aponta a reportagem.

Depois de citar que os preços cobrados pelos estacionamentos são considerados altos, a repórter destaca que isso nem sempre garante a segurança do usuário ou de seus bens e cita dois exemplos de roubos em estacionamentos. Um no shopping Eldorado, local em que levaram a mochila e o notebook de um cliente, e o outro, um assalto a um cliente de um banco, logo depois de ter feito um saque na conta. Não fica claro se ele estava dentro de um estacionamento no pátio da agência ou se era uma vaga no recuo da calçada. Como o banco não se responsabilizou, o correntista entrou com uma ação para ter o dinheiro de volta e o Tribunal Regional Federal da 3ª Região determinou o pagamento.

Apesar de incluir a orientação do Procon ao usuário que se sentir prejudicado, a matéria infelizmente não mencionou a necessidade de que ele declare os objetos deixados no veículo, garantindo assim mais transparência na relação com o estabelecimento.

A reportagem tomou por base os números do Sindepark e reproduz a nota enviada por sua assessoria de imprensa quase na íntegra, promovendo dessa forma uma exposição positiva para a entidade.

O texto enviado à TV Cultura é o seguinte:

“O Sindepark informa que todos os meses, na cidade de São Paulo, as empresas de estacionamentos atendem mais de 60 milhões de veículos, desempenhando papel fundamental na mobilidade urbana. Neste universo, o número de roubos e furtos em estabelecimentos do tipo é muito pequeno, tanto que, de acordo com dados da entidade, 99% dos usuários dizem se sentir seguros ao usar o serviço.

A entidade ressalta que, para isso, é importante que os usuários procurem por estabelecimentos confiáveis, que emitam nota fiscal e que cumpram suas obrigações legais. Estes estacionamentos contam com sistema de segurança e monitoramento e possuem apólice de seguros, que protegem o bem do cliente. Essas empresas também emitem comprovantes sobre possíveis bens deixados dentro dos veículos e previamente declarados à administração do local. Não é raro que um usuário se engane e responsabilize o estacionamento por algo que aconteceu fora deste.

A respeito da fixação de placas supostamente isentando estacionamentos de responsabilidades, o Sindepark esclarece que não apoia esta prática.”

A reportagem pode ser acessada na íntegra em https://www.youtube.com/watch?v=kC9eu5te7hs

Categoria: Notícias Sindepark

Novas configurações para os estacionamentos

Com o adensamento imobiliário nas grandes cidades, várias pessoas, com alguma posse, optaram em se mudar para o "campo" próximo às cidades da sua região metropolitana e continuar trabalhando na cidade (...)