Marca japonesa prepara carros elétricos que recarregam em 15 minutos

carroeletricofranca-606

A Honda afirma que, até 2022, seus carros elétricos precisarão de apenas 15 minutos para terem suas baterias recarregadas por completo. Com alguns lançamentos previstos até lá, a expectativa vai além, pois a marca afirma que os veículos equipados com as tecnologias EV, muitos deles apresentados no Salão de Tóquio (Japão), terão até240 quilômetrosde autonomia.

Para que os sonhos da Honda se tornem realidade lá na frente, ela e outras empresas que desenvolvem tecnologias de carros elétricos estão cada vez mais se unindo para aumentar o poder dos carregadores públicos (postos espalhados por rodovias e estacionamentos que recarregam carros elétricos), de 150 kW, potência das melhores “tomadas de carro” na Europa, Estados Unidos e Japão, para 350 kW.

São poucos os lugares no Brasil que possuem locais públicos para a recarga de carros híbridos ou elétricos. Um deles está no Shopping Morumbi, Zona Sul de SP.

Mais autonomia em menos tempo de recarga

Os altíssimos investimentos das fabricantes em tecnologias híbridas e elétricas para seus novos projetos visam superar a eficiência energética dos carros a combustão. Além disso, a ideia é ter carros práticos de se manter e usar. Isso fica evidente quando se analisa a eficiência dos modelos elétricos atuais, em que o tempo médio de recarga fica entre 4 e 6 horas em uma fonte caseira de energia, ou 40 minutos em carregadores públicos, sustentando uma autonomia de70 kma menos do que se prevê para 2022, com os futuros carregadores de 350 kW.

Além da Honda, outras fabricantes também têm ambições para seus carros elétricos do futuro. A Fisker garante que será capaz de recarregar seus carros em 9 minutos e garantir200 kmde autonomia. Já a Daimler, fala em uma capacidade máxima de rodar por480 km, enquanto que a californiana Tesla fala em impressionantes643 kmem apenas 30 minutos de recarga.

Fonte: 24 Horas News, 27/11/2017

Categoria: Mundo do Automóvel

Novas configurações para os estacionamentos

Com o adensamento imobiliário nas grandes cidades, várias pessoas, com alguma posse, optaram em se mudar para o "campo" próximo às cidades da sua região metropolitana e continuar trabalhando na cidade (...)