Rede Park: otimismo e decação na busca por resultados
No início da década de 80, João Alberto Ferrão se dedicava com afinco aos anúncios e classificados que produzia para diversas empresas. Porém, toda a concentração dispensada ao trabalho sempre foi acompanhada por uma grande dose de inquietude.
O rapaz almejava trilhar novos caminhos, guardava consigo perspectivas de crescimento e procurava por novas oportunidades de atuação que o levassem à realização profissional.
O marasmo de Ferrão chegou ao fim no momento em que foi contratado por Antônio Carlos Zuardi dos Reis, sócio de uma das maiores redes de estacionamento da época (Unipark). Ferrão, que começou produzindo peças de comunicação visual, passou a encarar cada dia no novo trabalho como uma aula sobre o setor de estacionamentos. Pouco tempo depois descobriu que havia encontrado, ali nos estacionamentos, o rumo profissional que tanto procurava.
Em maio de 1984, em parceria com seu irmão Oscar Augusto e o amigo Luiz Carlos do Nascimento - hoje membros da diretoria da empresa – Ferrão batizou o único estacionamento que possuíam com a bandeira Rede Park Estacionamentos. Eles tinham certeza de que o terreno baldio e cascalhado da rua Martinico Prado poderia ser a primeira unidade de uma rede de estacionamentos. Tinham razão.
O otimismo e a crença dos sócios em cumprir as metas que traçaram no momento da abertura do primeiro estacionamento foram cruciais para o crescimento da empresa. Hoje, a Rede Park possui aproximadamente 100 estacionamentos em São Paulo (Grande São Paulo e interior), Rio de Janeiro e Florianópolis, que juntos somam cerca de 12 mil vagas.
O "cascalho do passado" logo foi substituído por tecnologia de ponta. "Naquela época não tínhamos os recursos de hoje, nem conhecimento de que eles existiam. Aos poucos fomos incorporando a tecnologia em nossa operação. Hoje não é possível concorrer no mercado sem essas inovações", diz Ferrão, responsável pela diretoria Comercial e Operacional da Rede Park.
Além dos estacionamentos, o valet service também é um dos pontos fortes da Rede Park, que atende grandes empresas, como Vivo e Revista Caras.
O sucesso da Rede Park João Alberto Ferrão credita ao respeito que dedica a seus clientes, investindo no treinamento dos funcionários e preparando-os para lidar com situações cotidianas que fazem toda a diferença no atendimento. "Um ambiente de trabalho harmonioso também contribui. Assim, todos trabalham felizes e com afinco", conta Ferrão.