As vendas no setor de veículos e motos, partes e peças recuaram 2,9% em janeiro ante dezembro, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já a receita nominal caiu 2,1%, no mesmo período. "Os números refletem o que a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) já tinha mostrado. Janeiro não foi um bom mês para o setor de veículos", afirmou Reinaldo Pereira, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, segundo a Agência Estado.
O setor de combustíveis e lubrificantes também registrou perdas em janeiro, na mesma base de comparação. A queda nas vendas foi de 0,3%, enquanto a receita recuou 1,0%.
"No caso dos combustíveis, é preço mesmo. Quando a gasolina aumenta, mas o etanol está mais barato, o consumidor substitui um pelo outro. Mas quando o preço do etanol não compensa, como agora, cai o volume de vendas", explicou Pereira.
Na comparação com janeiro de 2011, as vendas de veículos e motos aumentaram 6,9%. Já as vendas de combustíveis permaneceram negativas, em -0,7%.
Fonte: Agência Estado, 23 de março de 2012

Detran inciou 1.880 por fraude (21/03/2012)

Em setembro de 2010, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) deflagrou uma operação para combater a fraude na emissão de Carteiras Nacional de Habilitação (CNH). Naquele ano, 1.880 m (...)

A classe méa sobe mais um degrau (25/03/2012)