Em um total de 37 vias, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) publicou dia 23 a relação de endereços onde vão operar os novos radares-pistola - portáteis e com mira a laser. O Elevado Costa e Silva, o Minhocão, é uma delas. Os aparelhos foram comprados para fiscalizar motoqueiros que excedem os limites de velocidade na capital paulista, mas também são capazes de flagrar carros acima do limite. Serão 65 pontos em quase 40 vias, incluindo corredores de todas as regiões e as Marginais do Pinheiros e do Tietê, conforme noticiou O Estado.
Os seis aparelhos comprados pela CET já foram autorizados a funcionar, e a fiscalização estava prevista para começar ontem. A relação contém os endereços com mais movimento da cidade e, segundo a CET, foi montada com base nos índices de acidentes com motociclistas - foram 436 apenas entre janeiro e outubro do ano passado.
Mas vias como as Avenidas Jacu-Pêssego e Engenheiro Armando de Arruda Pereira e as Estradas de Itapecerica e do M Boi Mirim - na relação das dez vias que mais registram mortes, segundo relatório da própria CET divulgado em outubro - ficaram de fora da lista de fiscalização.
O aluguel das máquinas vai custar R$ 225 mil por ano. Eles são operados pelos marronzinhos, que têm de mirar o radar na rua para flagrar os motociclistas. Segundo a CET, 150 marronzinhos estão aptos a operar os aparelhos.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 23 de março de 2012

Detran inciou 1.880 por fraude (21/03/2012)

Em setembro de 2010, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) deflagrou uma operação para combater a fraude na emissão de Carteiras Nacional de Habilitação (CNH). Naquele ano, 1.880 m (...)

A classe méa sobe mais um degrau (25/03/2012)