Moradores de Petrolina, no Sertão pernambucano, têm reclamado das dificuldades de estacionar automóveis e motocicletas no centro da cidade. Mesmo com o sistema de Zona Azul, estacionamento rotativo onde é cobrado um valor tabelado de acordo com o tempo de permanência, a falta de vagas disponíveis tem favorecido a prática de infrações como fila dupla e estacionamentos de veículos em locais proibidos.
O comerciante José de Arimatéria Dias relata que encontra muitas dificuldades para estacionar carro. ?Normalmente eu venho de moto. Eu peço ajuda, deixo com um menino para estacionar e saio rápido. Deve ser feito um planejamento urbano da cidade. Muitas vezes a gente paga multa por conta da precariedade da infraestrutura da cidade?, revela.
A dona de casa Diana Marta Nascimento Pereira, afirma que existem poucos lugares para estacionar no evento. ?Como a gente não acha lugar, tem que pagar um estacionamento caro. Para moto, pago R$ 1 por uma hora e, às vezes, a gente passa até três horas no banco. E quando vê, já passou dá hora e tem que pagar uma fortuna. Já no carro, pago a partir de R$ 3 a hora. Deveria existir mais estacionamento público?, reclama.
De acordo com o diretor-presidente da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Paulo Valgueiro, está sendo elaborado um plano de mobilidade que envolve questões como estacionamento. ?Vamos contratar uma empresa de consultoria que vai contemplar essa questão de mobilidade, faremos uma projeção nos próximos dez anos. Primeiro será feita uma análise prévia, levantamento de dados, diagnóstico, identificação de problema, consolidação com audiências públicas e institucionalização do plano e discussão do plano de mobilidade. A previsão é de que, em oito meses, o plano seja concluído?, garante.
Segundo Paulo Valgueiro, Petrolina tem problemas de restrição de estacionamentos por conta da concentração do polo médico, eixo bancário e escolas no centro da cidade. ?A minha dica é que as pessoas procurem ir ao centro em horários de menor concentração, procurem rotas alternativas, caronas solidárias com revezamento para as pessoas que vão ao mesmo lugar, no mesmo horário?, sugere.
Atualmente, o sistema de Zona Azul cobra respectivamente, meia hora, para carros e motocicletas, R$ 0,60 e R$ 0,30. A população pode recorrer também a estacionamentos privados que cobram tarifas diversas ou ainda recorrer a áreas públicas, fora da demarcação.
Fonte: G1, 13 de junho de 2014

Linha 4 interta vagas no Leblon (10/06/2014)

Trechos da Avenida Ataulfo de Paiva, entre as ruas General Venâncio Flores e Rita Ludolf, no Leblon, foram ocupados, desde o dia 10, por canteiros de obras da Linha 4 do metrô, que cortarão vagas de e (...)

Estacionamento ilegal (18/06/2014)