O prefeito Fernando Haddad sancionou projeto de lei que inclui o uso de barcos no sistema de transporte coletivo municipal de São Paulo. Com isso, será possível o uso do bilhete único em uma futura rede de transporte hidroviário na capital. A nova legislação sobre o tema foi publicada no "Diário Oficial da Cidade" do dia 10. A lei prevê que o transporte alternativo deverá ter conexão com metrô, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e linhas de ônibus. O transporte de passageiros poderá ser feito por meio de veículo anfíbio, aerobarco e barco elétrico, entre outros. A legislação abre caminho para que o sistema hidroviário de transporte possa ser implantado por meio de PPP (Parceria Público-Privada), sem custo algum para os cofres municipais. Também não é descartado que o poder público municipal possa desenvolvê-lo por conta própria. O autor da lei, vereador Ricardo Nunes, afirma que as represas Billings e Guarapiranga são ideais para esse transporte. "Elas funcionam como vias paralelas à estrada do M Boi Mirim [no caso, a Guarapiranga] e à avenida Belmira Marim [Billings]", afirmou. Ele conta que fez trajetos de barco em cerca de dez minutos - percursos que, normalmente, a população leva mais de uma hora para fazer. Outra vantagem apontada por Nunes é o preço de implantação do sistema hidroviário. "É mais barato, as vias estão prontas. O que é necessário fazer são os terminais."
Fonte: Folha de S. Paulo, 11 de junho de 2014

Linha 4 interta vagas no Leblon (10/06/2014)

Trechos da Avenida Ataulfo de Paiva, entre as ruas General Venâncio Flores e Rita Ludolf, no Leblon, foram ocupados, desde o dia 10, por canteiros de obras da Linha 4 do metrô, que cortarão vagas de e (...)

Estacionamento ilegal (18/06/2014)