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Existe a placa indicando que tem fiscalização eletrônica na avenida. Mesmo assim, o técnico em eletrônica Ulisses Cotes acelerou mais do que o limite de 60 km por hora. "Foi um pouco de distração, porque eu sei que a avenida tem vários radares. Mas é um radar novo que eu não conhecia e estava mal sinalizado. Eu não vi a sinalização de radar", admite ao Bom Dia Brasil.
Em São Paulo, o número de multas por excesso de velocidade cresceu 70% nos primeiros nove meses do ano passado em relação ao mesmo período de 2010. Em Belo Horizonte, mais que dobrou. Em 2012 o aumento pode ser ainda maior, porque os radares não precisam mais ser sinalizados.
"É meio ruim, porque você não vê", reclama um motorista. "É bom, porque a gente mantém uma velocidade normal", defende outro.
A regulamentação para o uso desses aparelhos também vale para os equipamentos móveis. Qualquer tipo de radar regulamentado pelos órgãos de trânsito pode ser instalado em qualquer lugar sem aviso aos motoristas. A expectativa é que haja uma mudança de comportamento de quem insiste em desrespeitar os limites de velocidade.
Em uma rodovia, o limite é de 90 km por hora, mas carros circulam a até 108 ou a 113 km por hora. Muitos só pisam no freio quando passam pelo radar. Para o especialista de trânsito Paulo Adhemar, o comportamento pode mudar quando a infração pesar no bolso.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (Rede Globo), 29 de fevereiro de 2012

Categoria: Geral


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