O número de mortes no trânsito no Rio Grande do Sul caiu 6,6% em 2011 em relação ao ano passado. Também houve redução de 5,8% nos acidentes com mortes no estado em comparação com o ano anterior. Os dados foram divulgados dia 1 de março pelo Detran-RS. No ano passado, foram registradas 2.025 vítimas fatais e 1.819 acidentes com mortes no estado, contra 2.167 vítimas e 1.932 acidentes com mortes, em 2010. Os dados mostram uma redução nos índices de mortes e acidente pela primeira vez após seis anos de crescimento constante. As informações foram veiculadas pelo G1.
Os dados consideram não somente as vítimas que morreram no local, mas até 30 dias após o acidente, conforme metodologia internacional adotada pelo Detran/RS. "Essa nova sistemática possibilita um conjunto de análise mais eficiente para que possamos orientar as ações de combate a acidentalidade", diz o presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos.
Mantida a tendência de redução, o estado ultrapassará a meta estabelecida pela ONU: reduzir em 50% as vítimas de trânsito até 2020. Para alcançar esse objetivo, a redução média anual no estado deveria ser de 3,3%, chegando a 1.562 mortes a menos em 2020. "Os números desse ano apontam que as ações que realizamos, em 2011, estão produzindo resultados. Estamos no caminho certo", afirma Barcellos.
Os dados do Detran mostram ainda que os jovens de 18 a 29 anos seguem como a faixa etária com maior participação no total de vítimas fatais (31%). Mas, em 2011, foram 96 mortes a menos nesta faixa etária, o que representa uma redução de 14%. Em contrapartida, aumentou em 22% o número de vítimas na faixa etária de 50 a 54 anos.
Entre os 495 motociclistas vítimas de acidentes de trânsito, 220 (44% do total) estavam na faixa dos 18 aos 29 anos. O percentual de pedestres vítimas de acidentes de trânsito (21%) aproximou-se do percentual de motociclistas (24%), que representam o grupo mais crítico. Já o percentual de ciclistas entre as vítimas fatais foi de 6% do total (128 mortes).
Fonte: portal G1, 1 de março de 2012

Semáforos salvam vidas com no break (01/03/2012)

A morte trágica do empresário Alfred Schorno e de sua secretária, Anna Camilla Nyarady, em grave acidente de trânsito na esquina da Avenida Vereador José Diniz com a Rua Demóstenes, Campo Belo, Zona S (...)