A cidade de São Paulo tem projetos para ampliar o número de pistas exclusivas pra bicicletas. Mas além desses caminhos, a segurança dos ciclistas depende muito de mudanças de comportamento de motoristas e de ciclistas. São Paulo quer ser, digamos, mais "bicicletável". Já tem 52 km de ciclovias, e inaugurou uma faixa exclusiva pra integrar os ciclistas ao trânsito da cidade. Mas com que regra? "Eu mesmo crio a regra. Por exemplo: eu não ando no meio dos carros, porque eles correm mais", conta o aposentado Amauri Batista ao Jornal Nacional.
Pelo Código de Trânsito, a bicicleta só sobe na calçada se for nas mãos do ciclista. Tem que circular em pistas exclusivas ou nas ruas, respeitando a sinalização. Bicicleta tem prioridade.
Os veículos deveriam manter 1,5m de distância lateral na ultrapassagem.
"Você não tem que andar no meio da pista, tem que deixar um espaço para o carro passar, mas também não pode andar na borda branca. Por exemplo, se o guidão está invadindo a calçada, eu posso me enganchar com o pedestre", explica o instrutor Andre Pasqualini.
Planeje o trajeto, evite avenidas e, se for preciso, grite: bike!
A experiência em outras cidades grandes do mundo mostra que quanto maior o número de bicicletas nas ruas, proporcionalmente, é menor o número de acidentes com eles. Isso porque, pouco a pouco, os motoristas vão se acostumando, começam a respeitar os ciclistas e as regras vão ficando mais claras pra todo mundo.
Em São Paulo, o número de mortes em acidentes com ciclistas nos últimos anos diminuiu muito, o que é uma grande vitória. Mas ainda tem um longo caminho pela frente.
Em uma faixa exclusiva para ciclistas, que solidão. E quando aparece um, é fora da faixa.
É novidade. Leva tempo, mas os ciclistas já estão por toda a cidade e querem a conquista do asfalto! "Eu acredito que dos 100% hoje dos serviços que são executados em São Paulo, uns 70% dá para fazer de bicicleta", afirma Rafael Mambretti, dono de uma empresa de entregas.
A empresa tem 23 bikeboys para fazer entregas. O bikeboy Rodrigo Lima garante que ganha a corrida de um motoboy. "Uma entrega no trânsito truncado de São Paulo eu consigo chegar na frente", afirma.
Fonte: Jornal Nacional (Rede Globo), 1 de março de 2012

Semáforos salvam vidas com no break (01/03/2012)

A morte trágica do empresário Alfred Schorno e de sua secretária, Anna Camilla Nyarady, em grave acidente de trânsito na esquina da Avenida Vereador José Diniz com a Rua Demóstenes, Campo Belo, Zona S (...)