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Realizada no dia 5 de dezembro, pesquisa da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) que ouviu 1.113 consumidores nos principais pontos de fluxo na capital paulista mostra que 60% pretendem presentear neste Natal. Embora o universo seja inferior ao de 2007, quando 66% dos consumidores tinham essa intenção, o preço médio do presente subiu de R$ 46,00 em 2007 para R$ 93,30 este ano. A informação foi publicada pela Maxpress Online.
Cerca de 36% dos consumidores pretendem gastar mais neste ano. Quando indagados com quem, os filhos aparecem em primeiro lugar, com 31%.
Vestuários e calçados lideram a lista de itens favoritos para presentear, categoria citada por 61% dos consumidores. Em segundo lugar, ficaram brinquedos (34%), seguidos por perfumes e cosméticos (13%).
Na lista dos itens que os consumidores gostariam de ganhar, vestuário e calçados também estão na frente, com 20% da preferência. Aparelhos de TV ou som aparecem na seqüência como escolha de 10% dos entrevistados. Em terceiro, eletrodomésticos (geladeira, máquina de lavar roupas, entre outros), desejados por 9%.
A intenção de efetuar pagamentos à vista corresponde a 62% dos consumidores. Em seguida aparece o cartão de crédito com 35% e cheque pré-datado com apenas 1%.
Segundo a Fecomercio, apesar da crise econômica que já é refletida no Brasil, o volume de vendas de Natal este deverá ser igual a 2007.
A oferta de importados deverá ser menor neste final de ano, em especial de produtos ligados ao Natal - frutas secas, bacalhau, entre outros - mas seu consumo tende a ser substituído por artigos nacionais, sem maiores efeitos sobre o volume global de vendas.
A tendência é que o crédito no final do ano fique menos acessível, mais caro e com prazos menores, mas deverá ser compensado pela massa de salários. A restrição ao crédito deverá afetar principalmente o consumidor de baixa renda.
Fonte: Maxpress Online (SP)/Fecomercio, 12 de dezembro de 2008

Categoria: Mercado


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