Ao fazer um balanço do ano que termina, podemos dizer que 2008 foi bastante proveitoso para a atividade e que nossa previsão de que entraria para a história se confirmou. Isso porque tivemos uma ocupação boa dos estacionamentos, obtivemos alguma recuperação tarifária e, acima de tudo, porque conquistamos uma vitória com a questão da regulamentação. Foi uma luta de mais de 20 anos, que começamos a solucionar com o Plano Diretor, depois com a nova Lei do Zoneamento e que foi complementada agora com o Decreto que permite que consigamos regularizar os estacionamentos em edificações.
O Sindepark fez, na verdade, gestão junto a todos os órgãos públicos, entre eles a Secretaria das Subprefeituras, a Secretaria da Desburocratização, e conseguiu chegar a um termo muito bom para a atividade. Hoje nós temos de fato uma legislação para regularizar os estacionamentos. Não é a ideal, mas é a possível, e nas últimas reuniões ficou claro que questões ainda duvidosas vão ser solucionadas.
Esse tão sonhado documento, que é o Alvará de Licença de Funcionamento para Estacionamentos no Município de São Paulo, não existia. Era um alvará de autorização, temporário, que era preciso tirar a cada seis meses ou a cada ano. Agora, é definitivo, até que haja mudanças no estacionamento.
Para apoiar as empresas associadas a entender e poder dar início ao processo de obtenção do Alvará, o Sindepark contratou o arquiteto Paulo Ricardo Giaquinto. Ele fará por 60 dias, a partir da segunda quinzena de janeiro, um plantão semanal de 3 horas para dirimir todas as dúvidas dos interessados.
Diante das inúmeras mudanças relacionadas ao trânsito e à mobilidade urbana, a entidade se fez presente nos debates mais importantes sobre esses temas por meio das análises e estudos do administrador e consultor Jorge Hori, contratado pelo Sindepark para desenvolver uma política pública de estacionamentos para a Cidade. Suas idéias podem ser lidas todas as semanas em sua coluna Inteligência Estratégica, no Parking News.
Também estamos trabalhando junto à Secretaria dos Transportes, CET e outros órgãos para desenvolver essa política de estacionamentos e estamos caminhando de maneira satisfatória em relação a isso. O objetivo é que a atividade seja inserida em todo o planejamento urbano de São Paulo e que tenha uma convivência harmoniosa com o transporte público.
Estamos ainda abordando a questão de como construir mais garagens sem que seja computado como área construída. Na última reunião com o CET, uma das idéias do órgão era justamente estimular essa construção. E isso tendo em mente internar os veículos, destinar as ruas para a circulação de veículos e não para estacionamento. Logicamente, é uma grande vantagem para nós, porque valoriza a atividade, que ficará mais caracterizada como equipamento urbano essencial e terá essa ligação com o plano urbanístico, com os órgãos que cuidam desses aspectos urbanos, de circulação, que são fundamentais para a cidade.
Mas, apesar de um ano repleto de êxitos, primordialmente graças a ações norteadas pelo dinamismo e a inovação em prol da atividade, temos a questão da crise mundial que já afeta muitas empresas, e com certeza nós vamos ser atingidos, não importa se é "marolinha" ou tsunami. Na verdade, quem está nessa atividade, como nós, há muitos anos, já passou por diversas crises e sobreviveu a todas elas. Acredito que vamos sobreviver a mais uma e esperamos que os brasileiros continuem confiantes na economia, porque essa atitude é o elemento chave para a superação da crise.

Em virtude do período de férias coletivas do Sindepark, de 22 de dezembro de 2008 a 2 de janeiro de 2009, o Parking News deixará de ser veiculado nos dias 23 e 30 de dezembro.

Boas Festas e Feliz 2009!
Sergio Morad e Diretoria

Categoria: Artigos

Radares móveis voltam a multar (13/12/2008)

Dez radares móveis voltaram a ser usados dia 15 de dezembro pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Em setembro, todos os 26 aparelhos desse tipo haviam sido desligados, com o fim do contrato c (...)