O Distrito Federal tem mais de um milhão de veículos. Essa frota gera mais de três mil toneladas de gás carbônico na atmosfera. De casa até a padaria é tão pertinho, mas tem gente que vai de carro. Sem saber, esse motorista acaba liberando 50g de gás na atmosfera por quilômetro rodado, destaca reportagem do Bom Dia DF. O Detran diz que são mais de um milhão de veículos no Distrito Federal. Imagine só se todos os carros saírem da garagem no mesmo dia. É muita poluição no ar, mais de três mil toneladas de gás carbônico na atmosfera. Para piorar, com muitos veículos nas ruas, o motorista acaba parado no trânsito atrás de vaga.
O economista Pérsio Davison já se livrou desse problema. Ele resolveu ir a pé de casa para o trabalho todo dia. São 8 km ida e volta. "Caminho 40 minutos por dia, o que é bom, não cansa. É simplesmente uma questão de sair meia hora mais cedo do que tradicionalmente você sairia", fala.
O professor Diogo Bracet também decidiu que só dirige se não tiver outro jeito, se o caminho for longo ou perigoso demais para ir de bicicleta. Pedalar virou uma paixão. Bom para a natureza, que recebe menos 2,6 quilos de gás carbônico a cada 24 quilômetros pedalados, para a saúde e para o bolso do professor, que gasta menos com gasolina.
Essas pequenas contribuições à natureza, aos poucos, passam a fazer parte da rotina. "Vira um hábito mesmo. A cada dia a gente vai aumentando a distância e vai fazendo as coisas mais longe e vai se sentindo bem", garante o professor Ramiro Escossia.
Já que é assim, não custa nada descer e subir uns lances de escada. No começo, a gente pode até perder o fôlego, mas, com o tempo, o corpo se acostuma.
Com o elevador parado, a conta de luz fica mais barata, é menos desperdício. O último a sair apague a luz.
Fonte: programa Bom Dia DF (TV Globo), 9 de março de 2011

Flanelinhas S.A. (13/03/2011)

"Para aqui. É R$ 30, chefe. Não tem mais barato." "Paga só o frango do domingo, R$ 10." Aos gritos, flanelinhas se jogam na frente dos carros na movimentada avenida Pacaembu, região central de São Pau (...)