Com uma expansão de 4,5% em janeiro ante dezembro, pela série com ajuste sazonal, o fluxo de veículos pelas estradas pedagiadas do Paraná foi o que mais contribuiu para o aumento de 1% do fluxo total no período, segundo dados da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) divulgados dia 8 em parceria com a Tendências Consultoria Integrada. As informações são da Agência Estado.
Em igual período, a circulação de veículos leves pelas estradas paranaenses pedagiadas ficou praticamente estável em relação a dezembro de 2012, com ligeiro crescimento de 0,1%, mas os pesados contribuíram com aumento de 6% nas passagens pelas praças de pedágio nas rodovias do Paraná. Quando comparado janeiro deste ano com o mesmo mês do ano passado, o índice geral cresceu 3,9%. Os leves avançaram 2,7% e o fluxo dos pesados, 6,8%. No acumulado de 12 meses, o indicador da ABCR cresceu 5,6%. O fluxo dos leves subiu 6,3% e o dos pesados, 4,4%.
São Paulo foi o Estado no qual se registrou o segundo maior crescimento no fluxo de veículos nas praças de pedágios em janeiro, na comparação com dezembro, com ajustes sazonais. O fluxo total cresceu 2,1%, os leves 0,4% e os pesados, 5,3%. No confronto de janeiro deste ano com o mesmo mês de 2012, o índice geral avançou 5,5%, a movimentação dos leves cresceu 4,7% e o dos pesados, 8%. Nos últimos doze meses, o indicador ABCR avançou 4,2%. O fluxo de leves cresceu 5,1% e o de pesados, 2%.
No Rio Grande do Sul, o fluxo total de veículos nas estradas pedagiadas cresceu 0,5% em janeiro ante dezembro. Na mesma comparação, que leva em conta os ajustes sazonais, a circulação dos veículos leves sofreu queda de 1,5% e o dos pesados aumentou 3,7%. Comparado com janeiro de 2012, o fluxo total de veículos pelas estradas gaúchas cresceu 3%, o de leves avançou 2,7% e o dos pesados, 4%. No acumulado de 12 meses, a circulação total registrou alta de 5,9%, o dos leves cresceu 8,4% e o e pesados caiu 0,3%.
O fluxo de veículos no Rio de Janeiro no primeiro mês deste ano caiu 0,4% na comparação com dezembro do ano passado. Houve queda de 0,6% na movimentação dos veículos leves e alta de 3,9% dos pesados. Na comparação de janeiro com o mesmo mês do ano passado, o fluxo total de veículos nas estradas fluminenses pedagiadas cresceu 3,3%. O dos leves aumentou 3% e o dos pesados, 4,4%. No acumulado de 12 meses, o fluxo total cresceu 4,5%, o dos leves avançou 4,9% e o de pesados, 3%.
Fonte: Agência Estado, 8 de fevereiro de 2013

Setor de motos tem janeiro ruim (07/02/2013)

As vendas de motocicletas em janeiro caíram. No primeiro mês de 2013, foram emplacadas 126.404 unidades - queda de 8,41% quando comparado ao mês anterior. Porém uma redução ainda mais brusca (-11,13%) (...)

Movimento em rodovias com pedágio avança 1% em janeiro (08/02/2013