Com os resultados excepcionais do mercado automotivo em 2007, o Brasil ultrapassou a Espanha e a França e se tornou o 6º maior produtor de carros do mundo, afirma a notícia da Folha Online. Foram fabricados no País, no ano passado, 2,97 milhões de veículos, 14% a mais do que em 2006. O crescimento colocou o Brasil atrás do Japão, Estados Unidos, China, Alemanha e Coréia do Sul.
"A tendência é que esse ranking, daqui a algum tempo, tenha apenas emergentes entre os maiores produtores", afirma Stefano Bridelli, diretor da consultoria Bain & Company. "Se fossem levados em consideração apenas os critérios econômicos, as montadoras já teriam fechado pelo menos metade de suas fábricas na Europa."
As montadoras na França tiveram um ano particularmente ruim. Segundo o CCFA (Comité des Constructeurs Français dAutomobiles), a produção francesa encolheu 7,8% em 2007, ficando em 2,57 milhões de carros. Na Espanha, a Anfac (Asociacion Española de Fabricantes de Automoviles y Camiones) informou que as montadoras produziram 2,88 milhões de unidades em 2007. O número é 4% superior ao de 2006, porém, o bom desempenho do mercado brasileiro permitiu a ultrapassagem.
As duas associações de fabricantes européias ressaltam, em suas previsões, esperar um 2008 de crescimento ainda menor.
Fonte: Folha Online, 1º de março de 2008

Celular até debaixo da terra (29/02/2008)

A direção do Metrô garante que, a partir de maio, será possível falar ao celular até debaixo da terra. E em março, os usuários da linha 2, verde, já poderão falar ao aparelhinho não apenas nas platafo (...)

Escolas terão aula de trânsito (27/02/2008)