Num dia de sol quente e mar calmo, a Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) começou dia 8 de dezembro oficialmente a Operação Verão 2011 nas praias da Zona Sul. Um comboio com picapes, minitratores, motocicletas, patinetes elétricos e reboques equipados com câmeras e GPS percorreu a orla, do Leblon até o Leme, das 9h até 21h. Os agentes rebocaram 50 veículos e multaram 180 por estacionamento irregular no trecho da orla do Leme ao Recreio. Durante a fiscalização, oito flanelinhas foram detidos, conforme noticiou O Globo.
Segundo o secretário de Ordem Pública, Alex Costa, um dos principais focos da ação será o combate ao estacionamento irregular na orla marítima e nas ruas próximas. Para isso, a prefeitura contará com 60 reboques: o triplo do usado na Operação Verão 2010. Em compensação, os donos de carros rebocados devem enfrentar uma burocracia menor para reaver seus veículos. A prefeitura promete agilizar o processo de retirada dos carros rebocados dos quatro depósitos municipais. Segundo Costa, uma das medidas, que deve começar a funcionar até abril, prevê que os motoristas com veículos em situação regular poderão emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Municipais (DARM) no próprio depósito, em vez de buscá-lo no Centro do Rio.
Uma das novidades apresentadas foi a utilização de 60 reboques equipados com câmeras e GPS, o que em breve permitirá o monitoramento em tempo real das operações, evitando irregularidades no recolhimento de veículos estacionados em locais proibidos. Por enquanto, as imagens das câmeras estão sendo apenas gravadas. Segundo a Seop, a operação do dia 8 é apenas uma amostra do que vem por aí. Até o final de março, diariamente cerca de 200 homens da Guarda Municipal, da Seop, além de fiscais do Controle Urbano vão percorrer a areia, o calçadão e as ruas próximas à orla da Zona Sul, orientando, multando e tentando manter a ordem nos principais cartões postais da cidade. Durante a semana, serão 160 guardas, nos finais de semana, 200.
Fonte: O Globo (RJ), 9 de dezembro de 2010

Trânsito infernal (08/12/2010)

Todos os meses, 5 mil brasilienses são habilitados para conduzir nas ruas da cidade e 10 mil novos carros entram em circulação. Esse número crescente de motoristas e veículos pode ser notado com facil (...)

Guardadores viram falsos valets (13/12/2010)