Prevista para terminar neste mês, a reforma de 1,2 mil metros de calçada da Avenida Liberdade, na região central, vai atrasar. O novo prazo da Subprefeitura da Sé para a entrega da obra, orçada em R$ 1,18 milhão, é fevereiro de 2011. Até lá, comerciantes, moradores e pedestres andarão em pisos com buracos, remendos, degraus e blocos de concreto espalhados pelo passeio, constatou a reportagem do Estado.
Questionada, a Subprefeitura da Sé informou que a obra atrasou por causa de ajustes no projeto de acessibilidade. Não disse, porém, quantos metros de pavimento já foram restaurados.
A reforma começou em julho e abrange toda a extensão da avenida, entre as Ruas Álvares Machado e Pedroso. Por enquanto, apenas a calçada do lado par é restaurada. O lado ímpar deve começar a ser reformado no ano que vem.
Quem não vê a hora de a reforma ficar pronta é o segurança Márcio da Cunha Leandro, de 43 anos. Ele diz que, por causa da obra, precisa caminhar pela rua. "Não tem por onde passar, mas fora o caos trazido com a obra, espero que tenhamos uma calçada lisa", diz.
Os transtornos trazidos com a reforma não ficam restritos aos pedestres. Em um estacionamento na altura do número 400 da via os manobristas tiveram de colocar chapas de ferro e areia na guia rebaixada para os carros poderem entrar.
No restauro, a calçada receberá concreto e ladrilho samurai, para manter as características orientais do bairro.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 13 de dezembro de 2010

Categoria: Cidade

Trânsito infernal (08/12/2010)

Todos os meses, 5 mil brasilienses são habilitados para conduzir nas ruas da cidade e 10 mil novos carros entram em circulação. Esse número crescente de motoristas e veículos pode ser notado com facil (...)