O primeiro ônibus 100% elétrico começou a rodar pelas ruas da cidade. O modelo ficará em testes durante um mês ? podendo se estender por mais um ?, na linha 249 (Água Santa?Carioca), da empresa Rodoviária A. Matias, que faz um trajeto de 35 km. O veículo tem autonomia para rodar 250 km e fará cinco viagens por dia: três pela manhã e mais duas à tarde. À noite, ele vai para a garagem, onde foi instalado um sistema para recarregar as baterias, processo que leva cinco horas.
?É um veículo com emissão zero de poluentes, energia limpa e carregado na tomada. Estamos em fase de testes aqui e queremos ver a adaptação dele ao nosso trânsito, ao nosso clima, a duração das viagens, a frequência... Com essa experiência, é que vamos ver a possibilidade de expansão desses modelos. O futuro dessa tecnologia é muito promissor e entendemos que ela pode ser uma alternativa para o transporte do Rio?, explicou o presidente da Fetranspor (Federação das Empresas de Passageiros do Estado do Rio), Lélis Teixeira.
O ônibus usa baterias de fosfato de ferro, considerada a mais limpa e segura, porque são recicláveis e à prova de fogo. Os motores elétricos ficam embutidos nas rodas do eixo traseiro e, como não têm combustão, o resultado são veículos bem silenciosos.
Segundo o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, o ônibus vai levar comodidade e conforto aos passageiros, além de ser sustentável. Caso o teste seja bem sucedido, a expectativa é viabilizá-lo comercialmente.
O modelo que vai rodar em fase de teste não tem ar-condicionado, mas, caso venha a ser fabricado para o Rio, todos virão com o equipamento de fábrica.
Fonte: Metro Rio, 31 de março de 2014

Ribeirão terá aporte para mobilidade (26/03/2014)

A estância turística de Ribeirão Pires inicia este ano ações para melhorar a mobilidade no município. Através de um decreto assinado esta semana pela presidente Dilma Rousseff, a cidade receberá aport (...)

Vem aí o varejo físico on-line (27/03/2014)