O preço da hora em estacionamentos particulares no Centro de Sorocaba (SP) é abusivo, segundo os motoristas. Eles garantem que está cada vez mais caro achar um lugar para estacionar na região central. Alguns admitem até que deixaram de fazer compras na região central.
Uma reportagem exibida pelo TEM Notícias dia 25 mostrou que a maioria dos estabelecimentos cobram cerca de R$ 7 por uma hora de permanência. De acordo com o auxiliar de laboratório Carlos Cabral, se tornou mais barato andar de ônibus. ?Se andar de carro ou moto, pago uma fortuna em estacionamento. Não vale a pena?, afirma.
Além da falta de opções e do alto preço, os motoristas podem ser enganados se não prestarem bem atenção nas placas. Algumas informações importantes estão em letras pequenas, o que confunde o consumidor. Uma promoção anuncia um preço atraente, mas as letras pequenas mostram que é por poucos minutos.
Em um estacionamento o funcionário conduz o motorista a entrar no lugar que não possui placas informando o valor, o que na volta pode se transformar em uma surpresa desagradável.
Em Sorocaba, há uma lei que obriga os estacionamentos a cumprirem uma série de exigências como ter piso antiderrapante, placas com preços visíveis, banheiro e pelo menos metade do terreno deve ser coberto. Mas não há uma obrigatoriedade sobre o valor mínimo e máximo a ser cobrado.
O presidente da Urbes, empresa que administra o trânsito na cidade, Renato Gianolla, admite que há falhas no sistema de Zona Azul. Segundo ele, para dar qualidade ao serviço é preciso terceirizar a cobrança. ?Nós temos o sistema atual que existe, mas não está da forma necessária. Houve um atraso nessa questão por parte da Câmara e por nossa parte também, em função da autorização legislativa. Nós vamos reavaliar essa questão, rever os equipamentos que estão no mercado e voltar da forma necessária. Com a terceirização, o poder público fica com uma parte da arrecadação bruta e a outra parte fica para a empresa responsável?, explica Gianolla.
Fonte: G1, 25 de março de 2014

Categoria: Mercado

Ônibus 100% elétrico entra em teste (31/03/2014)

O primeiro ônibus 100% elétrico começou a rodar pelas ruas da cidade. O modelo ficará em testes durante um mês - podendo se estender por mais um -, na linha 249 (Água Santa-Carioca), da empresa Rodovi (...)