O mercado global de veículos começou 2014 em crescimento. Dados da consultoria Focus2Move apontam que as vendas chegaram a 6,8 milhões de unidades em janeiro, com alta de 1,5% sobre o mesmo mês do ano passado. Ainda assim, houve desaceleração no ritmo de expansão que, em dezembro, era de 8%.
As primeiras posições do ranking global de vendas ficaram com Toyota, Volkswagen e Ford, respectivamente. A fabricante japonesa ampliou em 5,6% os seus negócios, com o emplacamento de 643,4 mil carros no mundo. O volume garantiu à marca participação de 9,8% nas vendas.
Ansiosa por tomar da Toyota a primeira colocação, a Volkswagen teve avanço ainda maior, de 8,5%, para 591,6 milhões de veículos. Com o resultado, a companhia alemã deteve 9% do mercado de veículos. Já a Ford, apesar de apresentar volume mais tímido, de 432,9 mil carros em janeiro, teve crescimento mais expressivo, de 9,2%. A companhia respondeu por 6,6% das vendas globais.
Análise da Focus2Move enfatiza a boa performance da montadora já que, em janeiro, o mercado norte-americano ? o mais importante para a marca ? teve perdas na comparação com o mesmo período do ano anterior.
A Hyundai também se destacou, avançando da quinta para a quarta colocação entre as maiores fabricantes de veículos globais, com 368,4 mil unidades vendidas, alta de 2,1%. Esta não é a primeira vez que a companhia sul-coreana supera a Chevrolet em um resultado mensal. Enquanto a Hyundai cresceu, a marca norte-americana diminuiu em 7,2% o volume de carros emplacados, para 364 mil veículos. A retração é a maior entre as 50 marcas de veículos listadas no estudo.
A sexta fabricante que mais vendeu em janeiro de 2014 foi a Nissan, com 361,4 mil veículos. O resultado é 5,2% maior do que o anotado há um ano e garantiu que a empresa respondesse por 5,5% do total vendido no mundo no período. A Honda teve market share um pouco inferior, de 5%. A organização emplacou 328,2 mil veículos, com crescimento expressivo, de 21,5%.
A oitava posição do ranking de vendas permaneceu com a Kia, que teve alta de 1,7% em seus negócios e negociou 210,1 mil carros. Já a Peugeot subiu algumas posições na comparação com janeiro do ano passado e ficou em nono lugar, com 163,6 mil carros e crescimento de 11,3%.
A décima colocada em vendas em janeiro foi a Renault, que reduziu em 0,9% o volume de negócios, para 151,3 mil carros. Logo atrás, fora do ranking das dez empresas que mais venderam está a Fiat, que também teve resultado negativo, reduzindo em 3,8% os volumes, para 145,7 mil carros.
Fonte: Automotive Business, 24 de março de 2014

Ônibus 100% elétrico entra em teste (31/03/2014)

O primeiro ônibus 100% elétrico começou a rodar pelas ruas da cidade. O modelo ficará em testes durante um mês - podendo se estender por mais um -, na linha 249 (Água Santa-Carioca), da empresa Rodovi (...)

Ribeirão terá aporte para mobilidade (26/03/2014)