O que os números já mostram sobre o impacto da pandemia nos escritórios!

Desde o começo da pandemia, todos estão na expectativa de entender o real impacto que ela trará sobre o mercado de escritórios e se essa crise, que hoje é de saúde e econômica, poderá virar uma crise imobiliária.

Com o intuito de trazer clareza sobre o momento e mais informações para a tomada de decisão que está acontecendo diariamente nas empresas, a Buildings – primeira empresa brasileira especializada em pesquisa imobiliária corporativa - decidiu publicar os dados prévios do 2º trimestre, que será consolidado apenas no final do mês, para o mercado classe A de escritórios em São Paulo e projetar o impacto que as movimentações que já foram anunciadas podem trazer para os índices até o final do ano, considerando o novo estoque projetado para o segundo semestre.
Esses números reafirmam a projeção de impacto muito pequeno na taxa de vacância nesse segundo trimestre; temporariamente temos uma absorção líquida pequena, mas positiva, e a grande dúvida para os próximos trimestres fica sobre como as empresas reagirão aos impactos econômicos que a pandemia trouxe e ainda trará.
Saiu a segunda prévia do fechamento do 2º tri de 2020 - Faltando apenas 2 dias para o término do trimestre e a pesquisa caminhando para sua etapa final, essa prévia já demonstra o que muitos imaginavam: aumento de vacância no mercado classe A de São Paulo. A absorção líquida que na primeira prévia estava em 2.000 m² positivos, agora recua para -5.000 m², podendo ser o primeiro fechamento de trimestre com Absorção Líquida negativa no mercado classe A de São Paulo desde o 2º tri de 2016, quando tivemos uma líquida também de -5.000 m².

Esse aumento de vacância, porém, tem mais ligação com o novo estoque do que com a absorção líquida negativa. Neste trimestre, o RiverView, empreendimento da Hines que estava em retrofit, finalizou suas reformas e está novamente disponível ao mercado com uma área total de 43.600 m².
Resumo da prévia do 2º trimestre
                                    Consolidado                   Prévia
                                    1º tri 2020                   2º tri 2020
Nº edifícios                       243                             244