Montadora alemã e empresa de tecnologia vão desenvolver inteligência do carro do futuro

A Mercedes-Benz selou parceria com a Nvidia Enterprise para o desenvolvimento de um novo sistema de computação com inteligência artificial (IA) para equipar toda sua linha de automóveis a partir de 2024. A tecnologia, segundo a fabricante alemã, vai viabilizar funções de direção automatizadas atualizáveis. As duas empresas divulgam que vão trabalhar juntas para projetar “a arquitetura de computação mais sofisticada e avançada já implementada em um automóvel”.
A nova arquitetura definida por software será construída sobre a plataforma Nvidia Drive e será padrão para a próxima geração de todos os veículos Mercedes-Benz. Um dos principais recursos será a capacidade de automatizar a condução de rotas regulares de endereço para endereço. Além disso, haverá inúmeras aplicações futuras de segurança e conveniência. Os clientes poderão comprar e adicionar recursos, aplicativos de software e serviços de assinatura por meio de atualizações na nuvem (OTA – Over the Air) de software durante a vida útil do automóvel.
“Estamos muito satisfeitos por poder ampliar nossa cooperação com a Nvidia. A arquitetura de computação de IA nos ajudará a otimizar nossa jornada em direção à direção autônoma. Esses novos recursos e atualizações serão baixados da nuvem, melhorando a segurança, aumentando o valor e ampliando o prazer do proprietário para todos os clientes”, afirma Ola Källenius, chairman do conselho de administração da Daimler AG e chefe da Mercedes-Benz Cars.
Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia, comemora: “A Mercedes-Benz é o parceiro perfeito para nós, dado seu longo histórico de inovação e nosso forte relacionamento técnico. Juntos revolucionaremos a experiência de propriedade do carro, tornando o software do veículo programável e atualizável continuamente por meio de atualizações sem fio (OTA). Todo Mercedes-Benz no futuro próximo com o sistema Nvidia Drive virá acompanhado de uma equipe de engenheiros especializados em IA e software, desenvolvendo, redefinindo e aprimorando continuamente o carro ao longo de sua vida útil”, explica.
As empresas informam que Nvidia e Mercedes-Benz desenvolverão em conjunto os aplicativos de IA e veículos automatizados que incluem os níveis SAE 2 e 3 de autonomia, bem como funções de estacionamento automatizadas até o nível 4. Com isso, os automóveis da marca alemã serão dirigidos total ou parcialmente pelos módulos de supercomputação da próxima geração do Nvidia Drive. Com a atualização constante do software, à medida que a estrutura tecnológica e regulamentar se desenvolverem, será possível atualizar todos os automóveis através da nuvem para incorporar funções de direção automatizada cada vez mais avançadas.
Fonte: Automotive Business, 24/06/2020

A regularização da economia

Por Jorge Hori* - Com o acordo firmado pelo Brasil com a Universidade de Oxford e a empresa AstraZeneca, o país poderá contar, no início de dezembro (...)

A retomada dos IPOs