O movimento nas estradas com pedágio registrou crescimento de 0,4% em janeiro em comparação com dezembro de 2010, considerando os dados dessazonalizados, segundo o índice ABCR de atividade, produzido pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias em conjunto com a Tendências Consultoria Integrada. O fluxo de automóveis aumentou 0,9% no período, enquanto o tráfego de veículos pesados recuou 1,0%, nessa mesma base de comparação. As informações são do jornal Valor Online.
Para o economista Juan Jensen, da Tendências, o resultado mostra um comportamento díspar entre os dados de renda e consumo em relação aos dados da produção industrial. "O crescimento do fluxo de veículos leves é consequência do aumento da renda e do emprego", afirma.
Para Jensen, o processo inflacionário em curso também será determinante para a definição do movimento nas estradas nos próximos meses. Segundo ele, a atividade econômica sofrerá as consequências da ação do governo para conter a inflação.
Porém, outras variáveis, como os investimentos privados para ampliação da capacidade produtiva, e medidas para conter as importações podem ajudar o setor produtivo.
Em relação a janeiro de 2010, o tráfego total cresceu 10,4%. O fluxo de veículos leves apresentou alta de 10,7% e o de pesados aumentou 9,5%. Nos últimos doze meses, o fluxo total teve expansão de 8,3%, o de leves cresceu 7,2% e o de pesados, 11,5%.
Fonte: Valor Online, 10 de fevereiro de 2011

Rozio não é a melhor saída (04 a 10/02/2011)

O trânsito na região do ABC é motivo de reclamação. Com as cheias de janeiro, o problema só agravou com os alagamentos de vias importantes, inclusive a Avenida dos Estados. Em 2010, os prefeitos estud (...)

São Paulo não anda (04 a 10/02/2011)