Parking News

Consumidores de todo o estado que pretendem adquirir veículos com alienação fiduciária podem comemorar. Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), publicada no Diário Oficial do Estado no dia 4 de fevereiro, permite que o Detran deixe de exigir o registro, em cartório de títulos e documentos, do contrato de financiamento de veículos para emitir o Certificado de Registro de Veículos (CRV). A medida representa uma economia de cerca de R$ 360 por veículo. O valor era cobrado pelos cartórios, que já recorreram na Justiça através do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado, alegando que apenas o registro do Detran não garante a segurança dos consumidores.
Segundo o jornal O Globo, a decisão do STJ foi tomada a partir de uma ação impetrada pela Procuradoria Geral do Estado. A ministra Maria Isabel Gallotti, que assinou a decisão judicial, sustentou que "a população fluminense está sendo onerada desnecessariamente com o pagamento relativo ao registro dos contratos de alienação fiduciária em serventia extrajudicial".
Presidente do Instituto dos Registradores de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas do Estado, Jairo Vasconcelos disse que várias entidades serão prejudicadas com a decisão judicial e, assim como os cartórios, terão prejuízo financeiro com o cancelamento da cobrança. "É importante que o consumidor saiba que os cartórios ficavam apenas com 25% a 35% do que era cobrado pelo serviço. A título de repasse, o Tribunal de Justiça recebia 20% desse total; a Defensoria Pública, 5%; a Procuradoria do Estado, outros 5%. Isso só para citar algumas entidades", afirmou.
Fonte: O Globo (RJ), 10 de fevereiro de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Rozio não é a melhor saída (04 a 10/02/2011)

O trânsito na região do ABC é motivo de reclamação. Com as cheias de janeiro, o problema só agravou com os alagamentos de vias importantes, inclusive a Avenida dos Estados. Em 2010, os prefeitos estud (...)

São Paulo não anda (04 a 10/02/2011)

A frota da cidade de São Paulo já ultrapassou 7 milhões de veículos. Esse dado significa que há aproximadamente três carros para cada cinco paulistanos. O número assusta e, mais do que isso, pode ter (...)

Alto teor de enxofre fere a saúde (11/02/2011)

Na Europa e no Japão já se usa um diesel com 10 partes por milhão (ppm) de enxofre. Aqui no Brasil, porém, usa-se um diesel muito mais poluente. O material particulado que sai dos caminhões, por exemp (...)

PM eleva número de multas na cidade (15/02/2011)

Em pouco mais de seis meses de atuação, o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) já fez crescer a quantidade de multas de trânsito aplicadas pela Polícia Militar na capital paulista. Foram 744 m (...)


Seja um associado Sindepark