Motoristas ignoram reserva de vagas para idosos e deficientes

vagaidoso-116

“Foi só um minutinho”, “não vi a sinalização”. Se idosos e pessoas com dificuldades de locomoção pudessem fazer um desejo, certamente seria não mais ouvir desculpas de motoristas que desrespeitam as vagas especiais em estacionamentos. A reportagem do Correio checou 151 vagas em shoppings, bancos, supermercados e restaurantes e constatou que 62% dos motoristas não respeitam as vagas exclusivas. Algumas farmácias não seguem a lei e sequer reservam uma vaga.

No total de vagas especiais pesquisadas pela reportagem, mais da metade dos veículos (94) não possuía a credencial fornecida pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), que dá ao idoso ou deficientes físicos o direito de estacionar no local indicado. O valor da multa para quem estaciona na vaga prioritária sem ter a credencial chega a R$ 127,69, e o motorista é penalizado com cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mas isso não chega perto de coibir o desrespeito, observado nos locais pesquisados pela equipe de reportagem.

O maior número de carros estacionados irregularmente foi em um shopping de Campinas. No centro de compras, por exemplo, de 35 veículos estacionados em locais reservados, apenas 13 traziam no para-brisa a credencial da Emdec. Dessa forma, 22 pessoas, entre idosos e deficientes físicos, teriam sido prejudicados.

O projeto de lei do vereador José Carlos Silva (PSB), que endurece a fiscalização das vagas prioritárias de estacionamento em estabelecimentos privados, foi sancionada pelo prefeito Jonas Donizette (PSB).

No entanto, a Prefeitura informou que, por se tratar de um assunto complexo, está sendo preparado um decreto que irá regulamentar a lei. A ideia do Executivo é envolver todas as secretarias e empresas públicas, como a Emdec, que darão parecer para que a lei seja regulamentada. Ainda não há prazo para que isso ocorra.

Fonte: Correio Popular - Campinas - 11/04/2016

Semáforos inteligentes

A expansão das redes de fibra ótica nas grandes cidades brasileiras nos últimos anos, os investimentos em modernização de equipamentos e o estabelecimento de protocolos técnicos unificados (...)

Vetado aumento de vaga para idosos