Parking News

Faltam pontos de venda de talões de zona azul na Av. Lins

zonaazulosasco-712

A reportagem flagrou um motorista questionando um agente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), sobre locais de compra de talões. O agente não soube responder e continuou nas autuações de outros veículos. Desde o ano passado, munícipes têm questionado a implantação dessa nova área de estacionamento rotativo pago, conhecido como “zona azul”, especialmente no entorno do Parque da Aclimação.

Foi realizado um abaixo assinado para solicitar a suspensão desse novo tributo, mas até o momento não houve manifestação do órgão responsável. A CET foi questionada sobre a cobrança e respondeu em nota que a implantação era devida à necessidade de reservar vagas e torná-las rotativas, ou seja, acessíveis a todos. No entanto, a Avenida Lins de Vasconcelos, por exemplo, sempre apresenta diversos locais vagos, fato que contraria a explicação do órgão.

A CET foi contatada novamente para prestar esclarecimentos sobre a questão dos talões e esclareceu em nota: “O estacionamento rotativo pago, denominado Zona Azul, foi criado em 30/12/1974, através do Decreto 11.661, com o objetivo de promover a rotatividade das vagas existentes, racionalizando o uso do solo em áreas adensadas, disciplinando o espaço urbano e permitindo maior oferta de estacionamento.

A Operação Zona Azul teve início em 13/01/1975, no mesmo ano a cidade contava com 5.000 vagas. Hoje a Zona Azul opera 38.756 vagas, sendo 34.376 Zona Azul Convencional, 1.575 vagas destinadas a Zona Azul Caminhão, 821 vagas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, 1.902 vagas para idosos e 82 vagas Zona Azul Fretamento, distribuídas em 62 áreas. Em São Paulo é adotado o sistema de talonário onde a folha correspondente a 1 hora custa R$ 5,00 e o talão com 10 folhas R$ 45,00.

O serviço de fiscalização é feito pela CET e a distribuição é feita pelos distribuidores em aproximadamente 2.000 pontos de vendas. Consideramos que o sistema é eficiente, porém, novas tecnologias estão sendo estudadas pela equipe técnica da Companhia objetivando oferecer facilidades ao consumidor e usuário. Os estacionamentos administrados pela CET são operacionalizados por empresa particular selecionada através de licitação”.

Fonte: Jornal do Cambuci & Aclimação - 01/04/2016

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Semáforos inteligentes

A expansão das redes de fibra ótica nas grandes cidades brasileiras nos últimos anos, os investimentos em modernização de equipamentos e o estabelecimento de protocolos técnicos unificados (...)

Vetado aumento de vaga para idosos

A Câmara de Campinas manteve ontem (11) o veto total do prefeito Jonas Donizette ao projeto de lei que amplia vagas para idosos e deficientes em Campinas. A proposta estabelecia a reserva (...)


Seja um associado Sindepark