Levantamento do Ministério da Saúde aponta que, até junho deste ano, o número de mortes por acidentes de trânsito caiu 15,8% em Alagoas. Graças a esse desempenho, o Estado se destaca com o terceiro melhor desempenho do País, abaixo apenas do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A pesquisa foi realizada em 17 Estados brasileiros, conforme noticiou o portal Tudo na Hora.
De acordo com o Ministério da Saúde, a significativa queda nas estatísticas de óbitos no trânsito alagoano e nacional se deve à Lei 11.705, mais conhecida como Lei Seca, que entrou em vigor em 2008.
A análise dos números desde a adoção da lei mostra, segundo recente levantamento do Ministério da Saúde, uma queda no total de mortes decorrentes de acidentes de trânsito em todo o País (de 37.161 para 34.859, o que corresponde a uma redução de 6,2%, até junho deste ano). A taxa de mortalidade caiu de 18,7 por cem mil habitantes para 17,3 (7,4% a menos).
Tal tendência é ainda mais significativa se for levado em conta que, segundo o ministério, havia uma curva histórica de crescimento da tragédia. É direta a relação entre redução da violência no trânsito e a adoção de normas mais duras para lidar com motoristas que misturam álcool e direção: no período analisado, o único fator novo com potencial redutor foi a decretação da Lei Seca, sancionada em junho de 2008.
No mesmo levantamento, o Ministério da Saúde detectou a diminuição no número de mortes em 17 Estados, entre eles, se destacam o Espírito Santo (18,6% a menos), Distrito Federal (menos 15,1%) e Santa Catarina (redução de 11,2%).
Entre todos, no entanto, sobressai o Estado do Rio, com uma redução de 32% no número de óbitos em acidentes de trânsito. Em números absolutos, até a divulgação da estatística, em junho, a queda havia sido de 2.169 (antes da lei) para 1.475 óbitos - ou seja, quase 700 vidas foram poupadas nos municípios fluminenses desde que foram introduzidas as alterações no CTB.
Fonte: portal Tudo na Hora, 14 de outubro de 2010

Em SP, 1.518 já recusaram bafômetro (14/10/2010)

O balanço das blitze da Lei Seca na cidade de São Paulo mostra que o número de motoristas que se recusaram a fazer o teste de bafômetro é muito próximo ao dos detidos por dirigir com índice alcoólico (...)

Santo André amplia sistema rotativo (19/10/2010)

A Prefeitura de Santo André colocou dia 18 de outubro à disposição da população mais 812 novas vagas no sistema de estacionamento rotativo no Centro e na Vila Assunção.