Modernidade na fiscalização da Área Azul (Passo Fundo/RS)

rotativoalfenas-828

A fiscalização da Área Azul passou a operar com talonário eletrônico dia 26. Anteriormente efetuado no papel pelos agentes de trânsito da Guarda Municipal de Trânsito, o novo sistema, via smartphone, permite que a Taxa de Regularização seja registrada eletronicamente e computadas no sistema em poucos minutos, sem a necessidade de comprovar o pagamento na Guarda Municipal de Trânsito ou na Codepas. Esse sistema já era adotado pelos monitores da Codepas desde o início do ano. A alteração se deve às exigências do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS). O sistema já havia sido adotado pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e por municípios como Caxias do Sul, Chapecó (SC) e Santa Maria.

O secretário adjunto de Segurança Pública e coordenador da Guarda Municipal de Trânsito, Ruberson Stieven, revela que a utilização do talonário eletrônico é exclusivamente para a área de estacionamento rotativo. Inicialmente, a nova ferramenta será apenas para a área azul, mas poderá se expandir para outros tipos de autuações em novas regiões da cidade. “O objetivo é informatizar o sistema. Era preciso fazer essa adequação até o fim do ano. Estamos substituindo o papel pelo eletrônico, o que vai trazer uma série de benefícios para a comunidade”, afirma.

Os agentes de trânsito da Guarda Municipal de Trânsito contam com o sistema há três dias. Nas ruas, são três fiscais pelo turno da manhã e outros três durante a tarde. Em casos de autuação, ela é feita no mesmo momento pelo talonário e lançada no sistema. A multa passa por uma triagem na sede e, posteriormente, já entra automaticamente no sistema. Com a ferramenta, a rotatividade das vagas de estacionamento deverá ser mais ágil. “Tiramos o talonário de papel de circulação. A multa vem automaticamente. Isso deixará o serviço mais prático e moderno. Teremos benefícios de maior controle via localização em GPS, uma fiscalização mais efetiva e mais vagas na região central, que é a grande demanda da comunidade”, esclarece Stieven.

Talonário difere de sistema de controle da Codepas

Apesar da semelhança no smartphone utilizado atualmente pelos agentes fiscais da Codepas, o sistema de talonário eletrônico é diferente do que já vinha sendo usado no município. O secretário adjunto de Segurança Pública explica que o serviço já utilizado realiza o controle do estacionamento rotativo. O novo serviço, no entanto, realiza a autuação em irregularidades encontradas na área azul. “Esse é outro sistema. Aquele é um controle de estacionamento, eles fazem o lançamento do tíquete. Nós fizemos a autuação caso o infrator não coloque o tíquete, que é a mesma autuação realizada anteriormente no papel”, finaliza Stieven.

Fonte: Diário da Manhã - Passo Fundo - 28/06/2017

Página da APAE recebe adesões até hoje!

Como você já sabe, a Manobra da Alegria este ano será realizada em 26 de setembro e a instituição beneficiada é a APAE de São Paulo, que atende crianças e adolescentes com deficiência intelectual por (...)

Vendas de usados avançam 9,7% no semestre

O mercado de veículos usados segue com desempenho positivo: as vendas de janeiro a junho cresceram 9,7% na comparação com iguais meses do ano passado, de acordo com dados da Fenabrave, entidade que re (...)