Parking News

Rotativo com 1,7 mil vagas em 4 bairros (Vitória/ES)

 

Quatro bairros de Vitória vão receber estacionamento rotativo em até três meses, segundo a prefeitura. O primeiro a ser contemplado com essa nova fase de implantação de parquímetros é Bento Ferreira, onde serão criadas 520 vagas, distribuídas nas ruas Joubert de Barros, Amenophis de Assis e um trecho da Chafic Murad.

A previsão é que o sistema comece a operar em 15 dias. A partir daí, os motoristas vão ter que pagar para estacionar. Além de Bento Ferreira a ampliação ainda abrange Santa Lúcia, Praia do Suá e Jardim da Penha. No total são mais 1,7 mil vagas. A instalação dos parquímetros e placas já está acontecendo, mas pode atrasar por causa da chuva. A Rua Joubert de Barros é a que terá o maior número de vagas, abrangendo a Prefeitura de Vitória, uma escola particular e o Hospital da Polícia Militar.

O Secretário Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Tyago Hoffmann, afirmou que as outras ruas ficarão disponíveis para estacionamento sem pagamento da tarifa. “A demanda é sempre mais comercial, por exemplo, a Chafic Murad será apenas um trecho. É um raio que a gente escolheu, mas quem desejar não pagar pode parar mais distante”, diz. O movimento na Rua Joubert de Barros é maior no horário de entrada e saída de alunos em uma escola particular. A preocupação é com as irregularidades, visto que os pais param apenas para pegar os filhos.

A prefeitura afirmou que aumentará para quatro o número de vagas de embarque e desembarque, de parada rápida.

Santa Lucia

De acordo com o secretário, o próximo bairro a receber o sistema rotativo será Santa Lúcia, que assim com o Bento Ferreira, apresenta uma grande demanda por vagas. Lá serão disponibilizadas 250 vagas, distribuídas em cinco ruas. “É um bairro que tem uma grande demanda em função dos vários serviços oferecidos. Temos demandas para todos os bairros, e à medida que a gente consegue novas expansões, dentro do contrato, a instalação é feita dentro das necessidades”.

Praia do Suá será o bairro com o maior número de vagas, 908 no total. O proprietário de uma peixaria, Vinícius Lorenzoni, 37anos, afirma que a situação no local é caótica. “A ideia é perfeita, porque lojistas, médicos do pronto-atendimento e outras pessoas tiram as vagas dos nossos clientes. Aí fica com carro em fila dupla e o cliente não consegue estacionar”, relata.

O secretário explica que inicialmente muitas pessoas são contra a instalação de rotativos, por desconhecerem as reais vantagens que eles trazem. Ele reforça que o sistema promove a democratização dos espaços públicos. “Só implantamos onde há demanda. Muitas vezes as pessoas são desfavoráveis por desconhecerem o processo, mas o rotativo gera uma democratização no uso das vagas. Ele evita que uma pessoa fique o dia inteiro ocupando uma vaga”.

Fonte: A Gazeta - Vitória - 04/07/2017

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Página da APAE recebe adesões até hoje!

Como você já sabe, a Manobra da Alegria este ano será realizada em 26 de setembro e a instituição beneficiada é a APAE de São Paulo, que atende crianças e adolescentes com deficiência intelectual por (...)

Vendas de usados avançam 9,7% no semestre

O mercado de veículos usados segue com desempenho positivo: as vendas de janeiro a junho cresceram 9,7% na comparação com iguais meses do ano passado, de acordo com dados da Fenabrave, entidade que re (...)


Seja um associado Sindepark