Revitalização da economia não aumenta clientes nos estacionamentos

estacionamentomanaus-239

Por Jorge Hori*

Trabalhadores que puderam comprar um carro financiado, durante o "boom" ocorrido na primeira década, encontraram nos aplicativos tipo Uber a saída para poder pagar as prestações e ainda ter uma renda, após perder o seu emprego.

Com a retomada da economia, alguns vão voltar aos empregos com carteira, mesmo após a eventual aprovação da reforma trabalhista.

As condições de trabalho dos motoristas são insustentáveis, por muito tempo.

O número de motoristas vai diminuir e o tempo de espera vai aumentar. Assim como os preços.

Mas vai demorar, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A retomada só se consolidará com a redinamizaçao do circuito interno: + compra, + vendas no comércio e serviços; + encomendas; +produção; + empregos, + massa salarial ; + compras.

Essa redinamização depende de ingresso adicional fora do circuito. A esperança do Governo era o saque na contas inativas. Mas os bancos capturaram a maior parte para receber os seus créditos pendentes. Pouco sobrou para as compras.

A principal fonte é a renda do agronegócio, que já está movimentando a economia das cidades mais próximas dos produtores e virá por ondas, até chegar às grandes capitais. Com o risco do desvio dos recursos para gastos no exterior. Poderá chegar como "marolinha", mas ajudará na redinamização. A movimentação maior só ocorrerá em 2018, ou 2019.

Um reflexo mais significativo sobre os estacionamentos não deverá ocorrer antes.

O retardamento na retomada dos empregos decorre ainda dos avanços de tecnologia, com a substituição da mão-de-obra.

Os estacionamentos só recuperarão parte da sua clientela. Os profissionais que voltarem a trabalhar nos escritórios são os potenciais clientes, com retorno dos benefícios concedidos pelos empregadores. No entanto algumas empresas optarão pela concessão de "voucher" para uso dos carros chamados por aplicativos. A sua disseminação dependerá do entendimento sobre a natureza do beneficio. Se for considerado adicional do salário, com incidência de encargos, a sua aplicação será restrita.

Já parte dos avulsos não voltará. Para ir apenas a uma reunião, o custo do estacionamento poderá ser maior do que o da viagem por táxi ou similar.

* Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica e foi contratado pelo SINDEPARK para desenvolver o estudo sobre a Política de Estacionamentos que o Sindicato irá defender. Com mais de 50 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

NOTA:

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do SINDEPARK.

Página da APAE recebe adesões até hoje!

Como você já sabe, a Manobra da Alegria este ano será realizada em 26 de setembro e a instituição beneficiada é a APAE de São Paulo, que atende crianças e adolescentes com deficiência intelectual por (...)

Vendas de usados avançam 9,7% no semestre

O mercado de veículos usados segue com desempenho positivo: as vendas de janeiro a junho cresceram 9,7% na comparação com iguais meses do ano passado, de acordo com dados da Fenabrave, entidade que re (...)