Mobilidade e estacionamentos

Em meio a um cenário de negócios e tecnologias disruptivas que estão mudando a forma como nos deslocamos e entendemos nossa relação com a cidade, surgem grandes oportunidades para o mercado de estacionamentos se reinventar. Entre eles está uma série de aplicativos e soluções de mobilidade. Serviços de táxi e carros já são os mais usados via aplicativo pelos brasileiros, representando 32%, à frente dos serviços de streaming e pedidos de comida.

Estudos da Indigo, empresa especializada na administração de estacionamentos, mostram que as preferências de mobilidade individual variam conforme a distância a ser percorrida, entre patinete, bicicleta e veículo compartilhado. Com relação à mobilidade compartilhada, pesquisas apontam que, em 2030, carro não será mais a escolha exclusiva para todas as atividades pessoais e serão eleitos diferentes meios de transporte, incluindo carros compartilhados, para passeios, compras, trabalho ou negócios. A partir daí, pode surgir um questionamento: a mudança de comportamento vai acabar com alguns negócios, como o de estacionamentos? A resposta categórica é “não”.

A frota de veículos nas grandes cidades continua sendo uma das maiores do mundo, e o espaço disponível nas ruas é cada vez mais disputado. O crescimento da população de 2015 a 2019 foi de 0,8% em média: já o crescimento da frota de carros é maior que 3% ao ano. Em Paris, a Indigo atuou fortemente a fim de mostrar que o estacionamento pode ser um aliado da cidade com a construção de garagens subterrâneas, como na avenida Champs Elysées. Os estacionamentos subterrâneos são responsáveis pela revitalização urbana e por ofertar espaços de convívio social. Com a dificuldade de implantar garagens subterrâneas no Brasil, a Indigo concentra seus esforços em investir no negócio do cliente por meio do aporte de capital, para a revitalização de alas hospitalares, ampliação de shopping centers ou construção de edifícios- garagem. Essas iniciativas trazem melhorias para a sociedade, desde a otimização dos fluxos urbanos até os incentivos privados.

Em alguns países, os estacionamentos já estão funcionando como um verdadeiro ecossistema de todas as inovações. Para atender às necessidades de todos e aos desafios das comunidades, a Indigo está desenvolvendo no exterior novas soluções de mobilidade individual complementares, simples de usar e ecologicamente corretas. No Brasil, atua com parceiros estratégicos na oferta de modais. A Indigo conduz um processo de transformação na velocidade necessária para acompanhar as oportunidades de mercado atuais.

Fonte: O Tempo - BH - 20/10/2019

Sai edital da Zona Azul (SC)

A Prefeitura de Florianópolis divulgou dia 18, no Diário Oficial, resumo do edital de licitação para a exploração do estacionamento (...)