Sai edital da Zona Azul (SC)

A Prefeitura de Florianópolis divulgou dia 18, no Diário Oficial, resumo do edital de licitação para a exploração do estacionamento rotativo, a chamada Zona Azul. A divulgação ocorreu pouco mais de um mês do encerramento do contrato com a empresa Dom Parking, por falta de repasse de parte do dinheiro arrecadado em mais de seis anos de exploração do serviço. A publicação do edital completo de concorrência número 784 ocorreu ontem, 21.

A modalidade será a de concorrência tipo menor preço global. A proposta, redigida pela Secretaria de Mobilidade, prevê concessão para administração de até cinco mil vagas e sistema mais moderno e tecnológico. A empresa vencedora será responsável por serviços de informatização do sistema e emissão informatizada dos autos de infração, englobando, também, a disponibilização de sistema acessível pela internet e com web services de gestão do estacionamento rotativo e emissão de autos de infração. O edital também prevê que equipamentos e mão de obra necessários para prestação e manutenção dos serviços serão responsabilidade da empresa.

“Tem os prazos de recurso, impugnação, mas a gente espera que transcorra tudo na normalidade. Novembro, dezembro, a gente espera já ter o novo estacionamento rotativo”, explica o secretário da Casa Civil, Everson Mendes. Ele ressalta que o objetivo não é a arrecadação, mas a garantia de manutenção da rotatividade nas vagas, principalmente aquelas que ficam no Centro, e que será mantida a tarifa de R$ 2 por vaga. Segundo o secretário, o novo edital prevê quatro mil vagas de início, que passarão para cinco mil no ano seguinte. Além disso, a Zona Azul terá muito mais tecnologia, onde o usuário pode baixar o aplicativo, cadastrar o cartão de crédito e já debitar o valor da tarifa, reforça Mendes. Caso o usuário precise do parquímetro ou do monitor, essas opções estarão disponíveis. A abertura dos envelopes será realizada dia 22 de novembro, na Diretoria do Sistema de Licitações e Contratos da Secretaria Municipal de Administração. Após publicado, o edital poderá ser acessado no site da Prefeitura.

Respeito à rotatividade

No último mês, sem a Zona Azul, milhares de motoristas desrespeitaram a rotatividade das vagas e deixaram os veículos estacionados o dia todo no mesmo local. De acordo com o secretário, mesmo sem o estacionamento rotativo, as regras continuam e os motoristas devem respeitar as placas que indicam o período de permanência permitido.

Fonte: Notícias do Dia - Florianópolis - SC - 19/10/2019

Mobilidade e estacionamentos

Em meio a um cenário de negócios e tecnologias disruptivas que estão mudando a forma como nos deslocamos e entendemos nossa (...)