Estacionamentos que colocarem placa solar podem ter isenção no IPTU (RJ)

O Projeto de Lei nº 1562/2019 pode ajudar a aumentar o uso de energia limpa no Rio de Janeiro. Se aprovada a proposta, estacionamentos do Rio que instalarem painéis fotovoltaicos sobre as vagas de veículos ficarão isentos de acréscimo de pagamento do IPTU da cobrança de taxas de Mais Valia e Mais Valerá sobre as estruturas de suporte de placas fotovoltaicas como fonte de energia.

Pelo projeto, os estacionamentos beneficiados pela isenção deverão não apenas gerar energia através dos painéis, mas também consumir esta energia de forma cotidiana, reduzindo o consumo da energia elétrica tradicional.

Na Justificativa do projeto, os vereadores dizem que em estacionamentos os painéis solares podem ser facilmente acoplados às coberturas do local, ou às estruturas de suporte sobre veículos, sem atrapalhar a proteção enquanto estiverem estacionados. Assim, o sistema fotovoltaico resguarda os bens e gera energia renovável para o empreendimento. Além da diminuição nas despesas fixas com energia elétrica no final do mês, utilizar os painéis solares em estacionamento acarreta em diversos outros benefícios. A energia solar captada pelas placas pode ser utilizada em outros serviços prestados pelo estabelecimento. Por exemplo: o carregamento da bateria de automóveis elétricos.

Os custos do serviço diminuem ainda para o estacionamento, o que, como resultado, aumenta seu lucro e reduz o tempo de retorno sobre o investimento.

Fonte: Diário do Rio, 17/10/2019

Mobilidade e estacionamentos

Em meio a um cenário de negócios e tecnologias disruptivas que estão mudando a forma como nos deslocamos e entendemos nossa (...)

Sai edital da Zona Azul (SC)