As calçadas das Avenidas Vieira Souto, em Ipanema, e Delfim Moreira, no Leblon, começaram a ficar livres dos fradinhos em julho e, apesar de algumas pessoas insistirem em estacionar irregularmente na Zona Sul, houve redução no número de infrações nestas áreas. Segundo o jornal O Globo, em agosto, 177 motoristas foram punidos na Delfim Moreira e, em setembro, 48 (queda de 72,8%). Na Vieira Souto, o número caiu de 234 para 142 (39,3%).
Os dados, divulgados dia 4 de outubro pela Secretaria municipal de Conservação e Serviços Públicos, fazem parte de um levantamento do primeiro trimestre do programa "Orla sem Fradinhos", aplicado do Flamengo ao Recreio dos Bandeirantes. Desde julho, 1.428 fradinhos já foram retirados (699 na Barra da Tijuca, 501 em Ipanema e no Leblon, 198 na Enseada de Botafogo e 30 no Recreio) e, segundo o secretário de Conservação, Carlos Roberto Osório, faltam 220. Segundo ele, 90% dos balizadores eram irregulares. Mesmo quem tinha autorização da prefeitura teve que acatar a ordem.
"Apenas um edifício, na Vieira Souto, se recusou a cumprir a decisão. Nós retiramos os fradinhos e agora está sendo calculada a multa que será aplicada", disse Osório. No dia 3, repórteres do Globo flagraram carros estacionados na calçada da Rua Lineu de Paula Machado, esquina com General Garzon, na Lagoa. Até o mês passado havia fradinhos no local, mas os moradores optaram por retirá-los.
Segundo Osório, fica pronto este mês o estudo que as secretarias de Conservação, Urbanismo e Meio Ambiente estão preparando para criar o Plano de Ambiência Urbana do Rio. O Centro Histórico será a primeira região a ganhar regras para a utilização, por exemplo, de papeleiras, canteiros, placas e, claro, fradinhos.
Fonte: O Globo (RJ), 5 de outubro de 2010

Ônibus vai para R$ 2,90 em dezembro (29/09/2010)

A passagem de ônibus na capital paulista vai passar para R$ 2,90 em dezembro - atualmente está em R$ 2,70. A informação foi dada dia 28 de setembro pelo prefeito Gilberto Kassab ao detalhar a proposta (...)

Estacionamento exclusivo (30/09/2010)