Um dos ícones da cultura britânica, o famoso táxi preto de Londres está perto de entrar para era dos combustíveis alternativos. Um protótipo movido a hidrogênio foi apresentado dia 6 de junho ao vice-prefeito de Londres, Kit Malthouse, em frente à City Hall, a sede da prefeitura da cidade. O modelo é idêntico ao Black Cab atual, ou seja, uma perua LTI TX4, mas ele se move com a ajuda de um sistema que agrega células de combustível alimentadas por um tanque de hidrogênio e por baterias de polímeros de lítio.
"O Black Cab é um ícone muito querido em Londres. Mas também é uma fonte significativa de poluição, especialmente no centro da cidade", admitiu o vice-prefeito, segundo notícia divulgada pelo site Carsale. "E esse protótipo do Black Cab, a célula de combustível, que emite apenas água pelo escapamento, é uma idéia interessante de como a tecnologia a hidrogênio poderá, em breve, ter um papel vital na renovação da qualidade do ar para a população urbana."
O desenvolvimento do protótipo envolveu quatro empresas e foi financiado pela Comissão de Estratégias Tecnológicas do governo britânico. De acordo o CEO Henri Winand, da Intelligent Energy, uma das empresas envolvidas no projeto, o táxi híbrido é capaz de rodar mais de 400 km sem necessidade de recarga. A velocidade máxima é de 128 km/h e o tempo gasto para recarregar as baterias é de apenas cinco minutos. A intenção é renovar a frota de táxis de Londres até 2012, ano em que a cidade sediará os Jogos Olímpicos.
Fonte: site Carsale, 10 de junho de 2010

Extorsão descarada (10/06/2010)

A cobrança por flanelinhas ou guardadores de carro pode virar crime com prisão, se vingar projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados. A proposta prevê prisão de um a três anos para quem for ap (...)

Restrições aos caminhões (11/06/2010)