Quem sonha com uma São Paulo sem trânsito é só sair às ruas durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), historicamente, o índice de lentidão é zero, em toda a cidade. A empresa garante, porém, que manterá o mesmo número de agentes nas ruas durante as partidas. No transporte público, a São Paulo Transporte (SPTrans) informou ao Diário de são Paulo que não costuma ter mudanças significativas no número de passageiros durante a Copa.
Mas, quando os jogos da seleção acontecerem às 15h30, o horário de pico para os ônibus será antecipado para 12h. Segundo as autoridades de saúde, os jogos da seleção reduzem até o número de atendimentos na rede pública. Em razão disso, o Hospital das Clínicas montou um telão para evitar que os pacientes que tenham consultas marcadas para o horário de jogo faltem ao médico.
O consumo de energia também sofre uma variação durante os jogos da seleção. Segundo o diretor de operações da AES Eletropaulo, Fernando Mirancos, há uma variação significativa no consumo horas antes da partida da seleção. "Como as empresas acabam dispensando os funcionários e as pessoas costumam estar num mesmo ambiente da casa para assistir à partida, ocorre uma redução do consumo de cerca de 900 megawatts por minuto. Isso seria suficiente para abastecer 300 mil residências", explicou.
De acordo com o diretor de operações, no intervalo dos jogos o consumo volta a crescer, reduz novamente no segundo tempo, e é normalizado horas após o fim da partida. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) fez uma programação para a geração e distribuição de energia nesses dias. O comércio também prevê redução no consumo. O economista Marcel Domingos Solimeo, da Associação Comercial de São Paulo, disse que as vendas ficam paralisadas durante os jogos. "O movimento do comércio começa a se normalizar só algumas horas após o fim da partida", lamentou.
Anhangabaú espera 50 mil torcedores
O Vale do Anhangabaú, no Centro, tradicional ponto de encontro da torcida brasileira durante jogos da Copa do Mundo, deve reunir cerca de 50 mil pessoas em cada partida da seleção brasileira. Os organizadores instalaram no local um telão de LED com 76 m2 e imagens de alta definição. O telão vai transmitir todos os jogos da Copa. Mas nos dias dos jogos do Brasil o público terá shows gratuitos, que acontecem logo após as transmissões das partidas. Após o primeiro jogo da seleção, contra a Coréia do Norte, hoje, dia 15 de junho, haverá show com o cantor Latino. No domingo, dia 20, a apresentação da banda Fundo de Quintal acontece após Brasil e Costa do Marfim. O grupo Sensação é a atração no palco após o clássico Brasil e Portugal, no dia 25. A segurança será feita por cerca de 300 homens da PM e da Guarda Civil Metropolitana.
O horário de atendimento bancário também será alterado nos dias de jogos. Hoje, as agências abrem das 8h às 14h, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O segundo jogo da seleção acontece no domingo e não altera o atendimento. Já no terceiro jogo, o expediente bancário acontece das 8h às 10h30 e volta depois, das 13h30 às 15h30.
A CPTM e o Metrô também vão montar esquemas especiais. Nas primeiras horas que antecedem os jogos a circulação de trens será com frota máxima para atender os passageiros que irão se deslocar para ver as partidas.
Fonte: Diário de São Paulo, 11 de junho de 2010

Categoria: Fique por Dentro

Extorsão descarada (10/06/2010)

A cobrança por flanelinhas ou guardadores de carro pode virar crime com prisão, se vingar projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados. A proposta prevê prisão de um a três anos para quem for ap (...)