Há cerca de seis meses, o edifício garagem do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes é operado diretamente pela Infraero, período no qual a estatal vem tentando finalizar pregão eletrônico para escolher uma empresa para assumir o serviço. Enquanto usuários pedem melhorias no estacionamento e reclamam da sinalização do edifício garagem e até do projeto do prédio, com rampas de subida e descida que se cruzam e representam risco de acidentes, as empresas que se candidataram à licitação trocam acusações, conforme o Jornal do Commercio.
Depois de cancelar seu contrato anterior com a antiga operadora do estacionamento, a Infraero lançou, no dia 18 de junho, o edital do pregão, marcado para o dia 12 do mês seguinte. Foram oito participantes, seis inabilitados por questões diversas. A menor proposta foi da Techno Service Cessão de Mão-de-obra Ltda., com um valor mensal de R$ 68.899,00 em repasses para a estatal, mais um valor global (soma dos repasses ao mês mais uma taxa complementar) de R$ 1.020.437,26. Contudo, no dia seguinte à concorrência, foi desclassificada e inabilitada do certame.
Até o dia 17 de agosto, a quarta colocada, Sanpark, já havia sido convocada para apresentar proposta comercial e documentação de habilitação. Declarada vencedora em 6 de setembro, a SanPark foi inabilitada no dia 8 de outubro, devido a uma denúncia da Blue Park Estacionamentos (que não participou da licitação) sobre irregularidades em seus atestados da Satécnicos. Outras duas empresas foram convocadas e inabilitadas. No último dia 5, a sétima colocada, a baiana Wellpark, foi declarada vencedora com uma proposta mensal de R$ 85.300,00 e global de R$ 1.138.479,87. A Blue Park apresentou nova denúncia com o mesmo teor do que foi colocado contra a Sanpark - que deu entrada com um recurso contra tentando desfazer sua inabilitação e contra a Wellpark.
O presidente da Wellpark, Jorge Novaes, afirma estar tranqüilo com o resultado do pregão. "Houve uma guerra de preços entre as empresas. Colocamos nosso preço no limite. Ficamos em sétimo lugar e eu até havia esquecido do pregão, quando a Infraero nos informou que fomos classificados", contou. A Sanpark, em seu recurso na Infraero, chegou a mencionar documentalmente desavenças pessoais com o representante da Bluepark. As duas empresas tiveram seus pedidos rejeitados.
Fonte: Jornal do Commercio - Recife (PE), 9 de dezembro de 2007

Cai fluxo nas pedagiadas (11/12/2007)

O fluxo de veículos nas rodovias concedidas caiu 0,8% em novembro, em relação a outubro, já considerando ajustes sazonais. Nesta comparação, o movimento de veículos leves caiu 0,2% e o de pesados, 2,3 (...)

PRF inicia Operação Verão (14/12/2007)