Estacionamentos e revitalização do Centro

centrospdegradado-119

Por Jorge Hori*

A área central da cidade de São Paulo foi, no século passado, o principal polo de atração das atividades urbanas.  Chegou, em consequência, a um nível de saturação, o que causou a dispersão, ou seja, transferência das principais atividades para outros bairros. E o esvaziamento dessa área central com sua degradação econômica e física.

Diferentemente do que se alardeia, o Centro não é a melhor área da cidade servida de infraestrutura, que não é suficiente para atender toda a demanda de veículos que por ela circula. E não conta também com suficiente oferta de estacionamentos.

Essa insuficiência foi a principal razão da migração das atividades econômicas mais ricas, assim como dos moradores de maior renda.

Como resultado, sobraram e continuam sobrando muitos imóveis desocupados. Alguns acabaram sendo invadidos por sem-teto.

A gestão municipal definiu uma política pública para a reocupação desses imóveis vazios. Aplicar os mecanismos previstos no Estatuto da Cidade, para induzir ou forçar a sua ocupação por habitações de interesse social. Dessa forma, daria ocupação e reduziria o deficit habitacional. Em que pesem as boas intenções, não conseguiu efetivá-la, deixando pendentes várias medidas, as quais - aparentemente - não estão sendo continuadas pela nova Administração. Essa não está dando continuidade, mas também não definiu uma nova política. Tudo continua como estava e está.

Pelas diretrizes da gestão anterior, não haveria o incentivo para novas incorporações, mas o melhor reaproveitamento dos imóveis existentes, incluindo os "retrofits". Em função do público-alvo presumia-se que não haveria grande necessidade de estacionamentos, uma vez que essa população iria usar mais o transporte coletivo. Muitos não teriam renda suficiente para a aquisição do seu carro próprio.

Paralelamente, o mercado imobiliário investiu em novos produtos - caracterizados pela menor dimensão das unidades e sem reserva de vagas de estacionamento. Foi voltado para um mercado de classe média e até alta, de pessoas que queriam estar numa área com maior disponibilidade de serviços e facilidade de movimentação para outras áreas, com o uso do transporte coletivo de massa, principalmente o metrô.

Seja porque esse mercado não é tão amplo como se imaginava, ou em razão da crise geral, muitos dos lançamentos retardatários do "boom" estão ainda com muitas unidades para vender.

E uma ampla revitalização do Centro, pretendida pelo mercado imobiliário, no sentido oposto ao desejado pela então administração petista, foi abortada.

Mas ambas as propostas tinham um ponto em comum: suposição de uma necessidade menor de estacionamentos. Com a ocupação de terrenos vagos que serviam como estacionamentos e menor número de vagas nos novos prédios, a oferta de vagas seria diminuída.

Com a manutenção da carência de vagas, as atividades econômicas de maior renda não refluíram para o centro. Não há nenhum lançamento imobiliário de porte de escritórios ou lojas comerciais. Pode ser debitado à crise, mas nem nos planejamentos futuros estariam.

Uma revitalização do Centro não ocorrerá por empreendimentos isolados, requerendo ampla interação entre as diversas atividades urbanas, suportadas por um sistema viário e estacionamentos.

Sem a devida oferta de estacionamentos não haverá revitalização econômica do Centro. Com a baixa disponibilidade de áreas para novas construções, a alternativa técnica estará em garagens verticais ou subterrâneas. Mas para que se efetive será necessário ainda avaliar a viabilidade econômica, como atividade privada. Não será apenas uma questão de volumes, mas também de preços.

A política da gestão municipal anterior era contra a ampliação de vagas de estacionamento na área central, segundo uma visão míope de atração maior de automóveis. É fato, mas sem a oferta de estacionamentos não se atraem os automóveis dos que decidem pela instalação dos escritórios e lojas. Esses continuarão longe do Centro. E não haverá revitalização. Contar que os decisores irão de metrô ao Centro, em São Paulo, é um grande sonho de inverno.

Estacionamentos caros, assim como o pedágio urbano, afastam os veículos dos que não podem ou não querem pagar e abrem espaço para os decisores. É condição essencial para a revitalização do Centro.

* Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica e foi contratado pelo SINDEPARK para desenvolver o estudo sobre a Política de Estacionamentos que o Sindicato irá defender. Com mais de 50 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

NOTA:

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do SINDEPARK.

CET aponta redução de acidentes nas Marginais

O número de acidentes de trânsito com vítimas nas Marginais do Pinheiros e do Tietê continuou caindo mesmo depois do aumento dos limites de velocidade adotado no fim de janeiro pela gestão do prefeito (...)

Comissão vai estudar Área Azul em Rio Preto (SP)

Vereadores aprovaram dia 6 a criação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para realizar estudos técnicos sobre a Área Azul de Rio Preto. Projeto de autoria do vereador Celso Luiz de Oliveira ( (...)