Parking News

Prefeitura coloca cadeiras de rodas em estacionamentos para alertar motoristas sobre vagas especiais (RO)

 

A Prefeitura de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, colocou diversas cadeiras de rodas em estacionamentos públicos para alertar os motoristas sobre o uso indevido de vagas de estacionamento exclusivas para idosos e pessoas com deficiências, dia 6.

Quem passava pela localidade pôde observar as cadeiras de rodas com frases como: “é bem rapidinho”, “só estou parado e não estacionado”, “só estou esperando uma pessoa”, “é só um minutinho” e “desculpe, não vi que era vaga especial”.

Conforme a prefeitura, a campanha denominada “Essa vaga não é sua nem um minutinho” foi iniciada no dia 1° de junho. A iniciativa tem como objetivo assegurar o uso correto das vagas e o direito aos cidadãos que necessitam das vagas especiais e que são afetados diariamente nas vias públicas e em estacionamentos privados de uso coletivo no município.

O aposentado Raul Rodrigues relata que frequentemente enfrenta dificuldade para estacionar o seu automóvel e precisou buzinar para que outro veículo saísse da vaga prioritária e conseguisse estacionar no local reservado.

“Às vezes encontramos lugares que é muito difícil de encontrar uma vaga livre destinada aos idosos e temos que dar um jeito próprio como aconteceu hoje”, comenta.

Já a aposentada Abigail Rocha destaca que as pessoas deveriam ter mais respeito com as vagas destinadas aos idosos e aos deficientes.

“Muitas pessoas não respeitam as placas. Desta forma, fica bem complicado de nós acharmos uma vaguinha para a gente entrar e estacionar tranquilamente”, brinca a esposa do Raul.

De acordo com a guarda municipal, Lorena Zamarchi, todas as ações realizadas na campanha estão amparadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) por meio de uma alteração em um artigo da lei para penalizar os veículos que estacionarem nas vagas às pessoas com deficiência ou idosos sem a credencial que comprove a condição.

“O artigo 181 do CTB, traz um inciso que detalha claramente sobre as vagas especiais. Nela destina 2% da vagas de todo o município aos prioritários, então já são poucas as vagas, agora imagina se a população que não necessita de utilizar essa vaga e estiverem as ocupando, causa um grande transtorno para quem tem dificuldade na locomoção”, salienta.

Ainda segundo Lorena Zamarchi, em primeiro momento, a ação será apenas de conscientização, mas que o órgão passará a fiscalizar os estacionamentos públicos e privados do município e passará a multar os motoristas que estacionarem em locais indevidos.

Entretanto, a guarda municipal salienta que os as pessoas com direito às vagas devem se credenciar na Semust para receber um cartão especial de estacionamento e estarem com o documento visível no para-brisa do automóvel. O Semust está localizado na Travessa Marte, 150, Setor Jorge Teixeira.

Segundo o CTB, as infrações são classificadas como gravíssimas e rendem sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 293,47. Além disto, os motoristas estarão sujeitos a terem os veículos rebocados pela guarda municipal.

Fonte: G1/Ariquemes e Vale do Jamari/RO, 06/06/2017

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Estacionamentos e revitalização do Centro

Por Jorge Hori* A área central da cidade de São Paulo foi, no século passado, o principal polo de atração das atividades urbanas. Chegou, em consequência, a um nível de saturação, o que causou a disp (...)

CET aponta redução de acidentes nas Marginais

O número de acidentes de trânsito com vítimas nas Marginais do Pinheiros e do Tietê continuou caindo mesmo depois do aumento dos limites de velocidade adotado no fim de janeiro pela gestão do prefeito (...)

Comissão vai estudar Área Azul em Rio Preto (SP)

Vereadores aprovaram dia 6 a criação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para realizar estudos técnicos sobre a Área Azul de Rio Preto. Projeto de autoria do vereador Celso Luiz de Oliveira ( (...)

Honda eleva aposta na eletrificação

A Honda vai acelerar o desenvolvimento e lançamento de veículos elétricos, híbridos e célula de hidrogênio. Na falta de horizonte claro sobre qual tecnologia vai prevalecer no futuro, a fabricante já (...)

Salão inaugura era híbrida elétrica na Argentina

A redução significativa do imposto de importação para veículos híbridos e elétricos na Argentina anunciada recentemente pelo governo local animou as montadoras a iniciarem sua corrida para participar (...)


Seja um associado Sindepark