Com validade de 36 meses e término daqui a um ano, a primeira licitação previu a instalação de 40 estações. A última, ao lado do Beira-Rio, entrou em funcionamento na segunda-feira, quase dois anos depois de o sistema ter início. Segundo o gerente de projetos especiais da EPTC, Antonio Vigna, o plano para o futuro é focar em locais onde já existem estações, diminuindo a distância entre elas, que hoje varia de 350 metros a um quilômetro. Outro objetivo é ampliar o sistema, fazendo com que o BikePoa acompanhe a expansão do sistema cicloviário. Uma ideia inicial era ter uma estação na PUCRS.
"Mas para chegar até lá vamos precisar de estações intermediárias", diz. Sucesso de público, com mais de 500 mil viagens, o BikePoa tem muito a melhorar. Em junho, reportagem de ZH mostrou que mais de 80% das estações ofereciam bicicletas com problemas. Motivada pela matéria, a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana da Câmara convocou a concessionária, a Serttel, e a EPTC a explicarem as deficiências. Conforme Vigna, questões levantadas no encontro serão contempladas no edital.
Zona Sul ganha uma nova estação
Em breve, um novo ponto de aluguel vai ser instalado na Zona Sul: a estação Jockey, na Diário de Notícias. Ela fará a ligação entre os pontos BarraShopping e Icaraí.
Fonte: Zero Hora (Porto Alegre), 20 de agosto de 2014