Quem dirige sabe que não é tão difícil percorrer ruas e encontrar estacionamentos com vagas apertadas. O motorista abre a porta e já dá de cara com um grande obstáculo para sair do carro: a falta de espaço. Se o condutor for mais cheinho ou estiver com crianças ou bagagens, complica.
O POVO testou o tamanho das vagas de estacionamentos de quatro lugares bem frequentados da cidade: o aeroporto Pinto Martins, a Rodoviária Engenheiro João Thomé, avenida Monsenhor Tabosa e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
A diferença das medidas, da maior para a menor vaga, chegam a 1,68m em comprimento (c) e 78cm em largura (l). Segundo o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito (sinalização horizontal), as dimensões mínima e máxima da vaga podem variar, caso os estudos de engenharia indiquem a necessidade, por questões de segurança. Com a trena, deu para provar a medida que separa o confortável do apertado.
RODOVIÁRIA ENGENHEIRO JOÃO THOMÉ
Comprimento da vaga: 4,88m
Largura da vaga: 2,11m
Espaço para dar marcha ré: 5,98m
Opinião da repórter: Em alguns casos, havia carros mal estacionados, o que tornou o acesso da saída do carro mais difícil, como na Rodoviária. Algumas linhas marcadas no chão também eram confusas.

AEROPORTO PINTO MARTINS
Comprimento da vaga: 4,94m
Largura da vaga: 2,28m
Espaço para dar marcha ré: 6,06m
Opinião da repórter: A vaga de estacionamento testada no aeroporto Pinto Martins parecia menor, a olho nu, mas a percepção poderia estar influenciada pelo tamanho dos carros que estavam estacionados nas laterais da vaga. A maioria deles era de porte médio ou grande, o que ocupava mais os espaços das vagas.

AV. MONSENHOR TABOSA
(Saindo da avenida Dom Manuel, a vaga foi encontrada no início da área comercial da Monsenhor Tabosa)
Comprimento da vaga: 5,18m
Largura da vaga: 2,89m
Espaço para dar marcha ré: Não há carros estacionados na traseira do carro. O motorista ao sair já entra na avenida.
Opinião do repórter: O caso da avenida Monsenhor Tabosa, que foi a maior de todas as vagas testadas, também não demonstrava, aparentemente, grande diferença em relação às outras. Mas, na hora de abrir a porta do carro tudo mudou.

DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA
(estacionamento ao lado do Bar do Avião)
Comprimento da vaga: 3,50m
Largura da vaga: 2,42m
Espaço para dar marcha ré: 5,92m
Opinião do repórter: A vaga é menor, possivelmente, por causa do tamanho do estacionamento. No horário e dia em que foi feito o teste, o estacionamento não estava lotado, por isso não houve muita dificuldade em estacionar.

MATERIAL USADO: Trena
CARRO ADOTADO COMO REFERÊNCIA: Fiat Uno Mille (Medidas: 3,69m (c) x 1,55m (l).
PARA EFEITO DE COMPARAÇÃO: Uma picape Hilux (Toyota) mede em torno de 5,26m (c) x 1,86m (l) e um sedã Cobalt (Chevrolet) mede aproximadamente 4,48m (c) x 1,75m (l)

COMO MEDIMOS: A repórter, com ajuda do motorista Alberto Costa, mediu o comprimento da vaga pela linha pintada no chão. Já a largura de um lado a outro da vaga tomou, como ponto inicial e final, as extremidades interiores da pintura, o que excluía a medida da espessura da faixa pintada no chão.

O QUE FOI LEVADO EM CONTA: Comprimento e largura da vaga, além do espaço que o motorista tem para dar marcha a ré para sair e não bater no carro estacionado atrás dele.

DATA E HORA DO TESTE: sexta-feira, das 11h30 às 13h30.
Fonte: O Povo (Fortaleza), 17 de agosto de 2014

Trânsito é desafio em São Bernardo (21/08/2014)

Dar fluidez ao trânsito é um dos principais desafios da cidade de São Bernardo, de acordo com o ponto de vista do prefeito Luiz Marinho. A análise foi feita dia 20, data do aniversário do município, q (...)

O predomínio das rodovias (22/08/2014)