Inaugurada no sábado (23) onde havia antes uma motofaixa, a ciclovia da rua Vergueiro, que vai do centro à Vila Mariana (zona sul), continua sendo um corredor de motos, pondo em risco os novos frequentadores, os ciclistas. A via de 4,4 km dedicada exclusivamente aos ciclistas é usada por motociclistas para fugirem, irregularmente, do trânsito engarrafado.
Na manhã de segunda (25), a Folha flagrou, em 20 minutos, 17 invasões da faixa por motos - algumas em alta velocidade - num trecho de 200 m perto da estação Ana Rosa, onde a rua estava congestionada. No mesmo período, passaram sete ciclistas.
Em alguns casos, as motos dividiam o espaço com as bikes fazendo ultrapassagens perigosas dentro da ciclovia.
Motociclistas invadiam o espaço mesmo na presença de agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Ao menos cinco desobedeceram o pedido do marronzinho e continuaram a trafegar livremente pela pista.
"Até o pessoal entender que não pode passar mais de moto ali vai um tempo. Mas eles vão ter que se conscientizar porque logo vamos começar a multar. A infração é gravíssima", disse um agente, que preferiu não se identificar.
Por ora, os agentes tentam informar os motociclistas. Segundo a prefeitura, ainda não há prazo para o início das autuações. "É preciso ter respeito. Agora quem pode andar aqui somos nós", afirmou o ciclista Severino Henrique.
A desativação da última motofaixa da cidade provocou críticas - a da Sumaré já havia sido extinta.
O Sindimoto (sindicato dos motoboys) marcou para hoje (26) um protesto contra "o fim das motofaixas e bolsões de estacionamento para construção de ciclofaixas".
Fonte: Folha de S. Paulo, 26 de agosto de 2014

Categoria: Cidade

Trânsito é desafio em São Bernardo (21/08/2014)

Dar fluidez ao trânsito é um dos principais desafios da cidade de São Bernardo, de acordo com o ponto de vista do prefeito Luiz Marinho. A análise foi feita dia 20, data do aniversário do município, q (...)