No entanto, apesar do alto poder aquisitivo de seus moradores, Valinhos estava ainda à espera de um empreendimento à altura do bolso recheado de seus habitantes, 44% pertencentes às classes A e B, com renda familiar média de R$ 2,4 mil ao ano, 16% superior à do Estado de São Paulo.

A ausência pode ter várias razões que não vem ao caso no momento, porém, mais de um empreendedor teve a mesma idéia praticamente ao mesmo tempo. Assim, por falta de um, a cidade ganhará em breve dois shoppings. E com eles chegam também algo que os valinhenses aguardavam há muitos anos: salas de cinema, ausentes da cidade desde que o cine Saturno fechou as portas em 2005.

Os dois empreendimentos em construção vão instalar na cidade um total de 192 lojas, mais de 6 salas de cinema, praças de alimentação, academias, e outras atrações, num investimento total de R$ 70 milhões. Os dois novos paraísos do consumo devem gerar um total de 1,4 mil empregos.

O primeiro a abrir as portas em 18 de julho próximo será , com área bruta locável de 12.500 m² distribuídos em dois pisos para 112 lojas e estacionamento subterrâneo de 450 vagas. Num investimento de R$ 35 milhões, bancados pelas empresas REP - Real Estate Partners, PDG Realty e Intermart/Austin, todas com experiência no ramo, a obra vai ser inaugurada em duas fases: na primeira, serão 32 lojas e praça de alimentação. Até 2009, o complexo de compras agregará mais 80 lojas, além de cinemas e outras atrações.

Área de expansão

O Shopping Valinhos, localizado próximo ao Centro e ao Colégio Porto Seguro, área de maior expansão qualitativa do município, foi projeto com base no conceito "open mall", uma tendência internacional em centros de compras. Em estilo contemporâneo, vai contemplar muita luz natural e integração dos espaços à natureza. "Vai ainda estimular a convivência e a permanência, por meio de uma grande área comum a céu aberto, que inclui praça, jardins e espelhos dágua, entre outros elementos - e para a qual converge a vista dos três pisos", explica o arquiteto responsável pelo projeto, Olegário de Sá.

Na esteira dos modelos convencionais de empreendimentos desse porte, o Shopping Valinhos contará ainda com uma loja âncora: um supermercado da Rede Russi, já em funcionamento, numa área de 2,7 mil m². A nova unidade conta com um total de 14 lojas em cidades do Interior de São Paulo.

"Reconhecemos no projeto do Shopping Valinhos um ambiente ideal para o crescimento do nosso negócio, fundado em 1953, como oportunidade de atender aos clientes que normalmente precisam se deslocar da cidade para fazer suas compras", afirmou a gerente de marketing da rede, Fabiana Russi.

Complexo Guatti

Com inauguração prevista para abril de 2008, o Complexo Guatti traz outro conceito de empreendimento. Além do shopping, com área de lazer e consumo, 120 lojas, praça de alimentação, seis salas de cinema, academia de ginástica, espaço para eventos, além de outras atrações, o complexo será composto por um business center e um flat residencial com 126 unidades.

Localizado na Avenida Invernada, suas futuras instalações estão sendo erguidas numa área de 26 mil m² que exigem investimentos de R$ 35 milhões e geração de 900 empregos diretos e 1,5 mil indiretos, de acordo com o gerente-financeiro do complexo Rui Oswaldo Exposto.

Os números

R$ 35 milhões: é o investimento que está sendo feito no Shopping Valinhos bancado por empresas do setor

2,4 mil: empregos diretos e indiretos que o Complexo Guatti irá gerar quando estiver funcionando, em 2008

Fonte: Correio Popular (Campinas), 28 de maio de 2007