Parking News

DF: Estacionamento não é obrigado a dar tolerância de 30 minutos após pagamento de tarifa

shoppingsalvador-278

Quem costuma parar seu veículo no Shopping ID, em Brasília, não deve demorar mais do que 15 minutos após o pagamento da tarifa de estacionamento do local. Isso porque o juiz de Direito substituto, José Rodrigues Chaveiro Filho, da 4ª vara da Fazenda Pública do DF, desobrigou o Shopping ID a conceder prazo de tolerância de 30 minutos para saída dos usuários, após o pagamento da tarifa de estacionamento.

Uma empresa de empreendimentos imobiliários que explora economicamente a atividade de locação de vagas de garagem, nas modalidades mensalista e rotativo, do referido shopping de Brasília, ajuizou ação contra o Distrito Federal após a lei distrital 5.853 entrar em vigor.

A norma estabelece a tolerância máxima de permanência de 30 minutos em estacionamentos de shopping centers e hipermercados após o pagamento da tarifa. No estacionamento, a tolerância concedida é de 15 minutos para saída após o pagamento. Na ação, ele defende que a lei é inconstitucional.

O DF, por sua vez, defendeu a constitucionalidade do ato normativo atacado, afirmando que dispõe, em sua substância, sobre direito do consumidor e não sobre direito civil. Argumentou ainda que não há isenção de pagamento, mas regulação do tempo de tolerância entre o pagamento da tarifa do estacionamento e a saída do usuário do local.

Ao analisar o caso, o magistrado deu razão à empresa ao desobrigá-la do dever de conceder prazo de tolerância de 30 minutos para saída após o pagamento da tarifa do estacionamento. José Filho endossou que o tempo de tolerância estipulado pela lei distrital pode prejudicar a livre iniciativa:

"A disposição legal em comento, embora certamente revestida de boa-intenção, possibilita, na verdade, que o usuário efetue antecipadamente o pagamento e depois permaneça 'gratuitamente' no local até que o prazo máximo de tolerância de esvaia, postura que tem inequívoca potencialidade para afetar negativamente de maneira adversa as receitas auferidas pelo empreendedor com a exploração da propriedade privada, ofendendo, ademais, a livre iniciativa, situação não tolerada pela Constituição da República."

Fonte: Migalhas.com.br, 18 de março de 2018

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Uso de aplicativos aumenta os congestionamentos

Por Jorge Hori* - Pesquisa da Universidade da Califórnia afirma que Waze, Google Maps e outros aplicativos atrapalham mais o trânsito do que ajudam. Segundo as pesquisas, os congestionamentos (...)

Multa moral (RJ)

Está mantida lei municipal no Rio que aplica “multa moral” para motoristas que estacionarem seus veículos em vagas destinadas às pessoas com deficiência nos estacionamentos de lojas comerciais (...)

Zona Azul (Salvador/BA)

O vereador Orlando Palhinha (DEM) comemorou a medida, anunciada pelo superintendente da Transalvador, Fabrizio Muller, de modernizar o serviço de estacionamento Zona Azul, que passará (...)


Seja um associado Sindepark